Kits do programa ‘Merenda em Casa’ são entregues em Rio Preto da Eva

FOTO Eduardo Cavalcante (1)

Distribuição dos kits no município vai até a quarta-feira (17/06)

EE Rio Preto da Eva

O município de Rio Preto da Eva, a 57 quilômetros de Manaus, começou a distribuir os kits do programa “Merenda em Casa” nas duas escolas estaduais da cidade, nesta segunda-feira (15/06). No total, 1.970 alunos serão beneficiados com os itens da merenda escolar, que seguem sendo entregues até a quarta-feira (17/06), conforme cronogramas estipulados pelas unidades escolares.

A autônoma Simy Penedo foi uma das mães a buscar o benefício, da filha Sibere Jasmim, de 11 anos, na Escola Estadual Raimundo Paz. Ela disse que o kit chegou em um bom momento e será de grande ajuda para ela e a menina.

Simy Pinedo

“Eu sou divorciada, vivo com minha filha, e tem sido um pouco apertado por causa da pandemia. Então esse kit vai ajudar muito, porque o que eu tinha acabou ontem e essa ajuda chegou na hora certa. Estou muito grata a Deus e a todos os envolvidos nessa organização”, afirmou a autônoma.

A autônoma Maria José Araújo também esteve na Escola Raimundo Paz para receber o kit da filha, Vitória Araújo. Ela, que mora na zona rural do município, aproveitou a ida à escola para receber, também, algumas lições da estudante, referentes ao projeto “Aula em Casa”.

“Minha filha mais velha tem mais conhecimento que eu e ensina a irmã dela, ajuda nos exercícios. (…) Essas comidas que recebi, agora, vão ajudar para fazer um almoço, uma merenda. Foi muito bom receber essa atenção aqui”, diz.

Maria José Araújo

Já na Escola Estadual Rio Preto da Eva, a agente de limpeza e conservação, Zena Labareda, recebeu os kits dos dois filhos que estudam na unidade escolar. “Na minha casa, somos eu e meus dois filhos, então acho que com esses kits dá para passar o resto desse mês e vai ajudar muito. Eu estava ansiosa por eles”, conta.

Organização – A coordenadora regional de Rio Preto da Eva, Ilene Palheta, diz que a entrega do benefício foi anunciada nas redes sociais, nas rádios comunitárias, grupos de WhatsApp, e também com a ajuda de agentes da Prefeitura que estavam trabalhando nas áreas mais distantes do município.

Palheta explica que as equipes pedagógicas aproveitaram a distribuição dos kits para entregar materiais impressos aos responsáveis pelos alunos que estão com dificuldades de obter o material do “Aula em Casa”. “Tem muitos pais que mudaram de telefone e não estão mais nas listas de transmissão. Aí aproveitamos para atualizar e entregar os conteúdos e exercícios de quem não tinha”, enfatizou.

Cuidados – Nas duas escolas, os funcionários estavam usando máscara, protetor facial, distribuindo álcool em gel a todos que entravam nas unidades e organizando para que o distanciamento social fosse respeitado. Os kits também eram higienizados periodicamente e ao serem entregues aos pais.

Entrega – Além de Rio Preto da Eva, os municípios de Itacoatiara, Lábrea, Nhamundá, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Uarini e Alvarães deram início à entrega dos kits do “Merenda em Casa” nesta segunda-feira. No total, 34 mil alunos serão atendidos nestas cidades.

FOTOS: Eduardo Cavalcante