Jornada Pedagógica do CEPAN promove reflexão de práticas pedagógicas para 2019

PAS_7156

Semana pedagógica reúne formadores do Centro para debater práticas de educação inclusiva e abordagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Propiciar momentos de reflexão sobre o processo teórico-metodológico utilizado nas formações a fim de subsidiar as ações planejadas pelo Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan). Este é o objetivo geral da Jornada Pedagógica que vai até esta sexta (15), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

Com o tema ‘refletindo sobre o processo teórico-metodológico das ações de formação’, está sendo realizada até sexta (15) a primeira jornada pedagógica de 2019 do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) da Seduc-AM. A semana de formação é um momento de análise, socialização de conhecimentos e experiências sobre as metodologias ativas e o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, essa edição busca sensibilizar a equipe de profissionais do CEPAN sobre a educação escolar indígena e suas peculiaridades.

“Cerca de 50 profissionais estão participando, em período integral, de palestras, mesas-redondas e workshops, com abordagens sobre a formação do educador indígena e a inclusão social de crianças com Deficiência, entre outros. Vamos trabalhar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da perspectiva da prática da formação de professor”, explicou a Diretora do Cepan, Adriana Passos Moreno.

Na programação, há palestras sobre Educação inclusiva, como a Educação Escolar Indígena – Legislação e planejamento nas salas multisseriadas – e sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Conversando sobre a Educação a Distância.

Para o professor Franco Santos, do CEPAN, a formação é essencial para oferecer novas abordagens e auxiliar os professores que atuam em sala de aula. “Como nós somos formadores de professores, precisamos também ser formados em algumas áreas. Eu por exemplo sou formado em História e hoje aprendi na jornada sobre metodologias ativas, técnicas digitais que eu não conhecia e que podem suprir muitas necessidades dos professores em sala de aula”, comentou.

Dentre os workshops, estão atividades de Formação para professores de Ciências da Natureza dos anos iniciais  (Ensino Fundamental); Formação sobre Alfabetização Científica para professores de Ciências da Natureza dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; e Matemática: Robótica como recurso educacional para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.