Interpretando clássicos da Música Popular Brasileira, coral Vozes da Educação, da SEDUC, participa do II Festival Amazonas de Corais

IMG_8632

Com um grupo formado por 30 coralistas, entre professores, pedagogos e servidores da educação, o Coral Vozes da Educação da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), participou na manhã desta sexta-feira (23), do II Festival Amazonas de Corais (Famcor). O evento, que busca difundir belas canções e popularizar o canto coral no Estado, aconteceu no auditório da Fundação Mathias Machiline, no Distrito Industrial.

A segunda edição do Festival Amazonas de Corais (Famcor) teve início na última quinta-feira (22) e segue até o próximo sábado, dia 24 de setembro. Nesta edição, o evento reúne mais de 20 corais do Amazonas e de outros estados.

Participando pela segunda vez do festival, o Coral institucional da SEDUC, coordenado pelo maestro Alex Herculano de Araújo, interpretou canções clássicas da Música Popular Brasileira (MPB), como “Amazonas Moreno”, “O amor está no ar” e duas músicas do poeta Vinícius de Moraes: “Eu não existo sem você” e “Chega de Saudade”.

IMG_8646

Coral Vozes da Educação interpretou clássicos da MPB.

 

Criado em 2013, o coral era composto por apenas oito integrantes. Atualmente, com 30 coralistas que atuam como profissionais da educação, o coral já fez diversas participações em eventos, como a apresentação na Universidade Federal do Amazonas, Teatro Amazonas, Anfiteatro da Ponta Negra, entre outros. Nas apresentações, o coral conta também com a participação dos maestros Cláudio Abrantes (professor de artes) e Francisco Domingos (Gerência do Sistema de Informação – Gesin), que tocam flauta e violão, respectivamente.

De acordo com o maestro Alex Herculano, que desenvolveu o projeto de criação do coral, desde o seu surgimento, o projeto tem crescido e representado positivamente a Secretaria de Educação. “O coral cresceu não somente em número, mas em termos de repertório, visto que hoje contamos com 50 músicas. O nosso coral tem um olhar diferente, trazendo a música como um meio voltado para a educação, pois as músicas e os projetos que desenvolvemos tem uma visão interdisciplinar, que pode ser levada, por exemplo, até à sala de aula”, explicou o maestro Alex Herculano.

Participação de estudantes

Além dos integrantes da Secretaria de Educação, o coral também inclui a participação de estudantes, incorporando a arte como uma forma lúdica de aprendizado. Participando pela segunda vez de uma apresentação do coral Vozes da Educação, a estudante do 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Milburges Bezerra de Araújo (Educandos), Noely Cabral, 14, interpretou uma das músicas apresentadas com uma dança regional de Boi-bumbá.

Para a estudante, foi uma enorme satisfação prestigiar e participar da apresentação do coral Vozes da Educação. “Estou muito feliz em prestigiar e participar desse coral, formado por professores, eles que são uma referência por todos os ensinamentos que nos transmitem”, afirmou a estudante.

Integrante do coral desde o seu surgimento, a professora da escola Milburges Bezerra de Araújo, Maria de Nazaré de Castro, afirmou que por meio do coral, busca extrair conhecimentos que possam ser aplicados também em sala de aula. “Sempre me interessei por cantar e quando surgiu o convite para participar do coral, tive interesse de imediato. Em sua trajetória, o coral teve um crescimento muito positivo e eu procuro aplicar esse conhecimento em sala de aula, levar a música para os meus alunos”, ressaltou a professora.

O coral Vozes da Educação é uma ação do programa “Valoriza RH” que é desenvolvido pela SEDUC por meio de sua Gerência de Valorização do Servidor. Além do coral, outras ações do programa são viabilizadas para integrar e favorecer a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais da educação, dentre elas, atividades de avaliação física, ginástica laboral e palestras diversas sobre saúde.

Durante a programação do Festival de Corais, o coral da SEDUC fará uma apresentação ainda nesta sexta-feira, no Casarão de Ideias, às 16h. No dia 24, às 16h, o coral se apresentará no Parque Cidade da Criança. À noite, será no Teatro da Instalação, a partir das 19h.