Inscrições para o Mestrado em Educação começam nesta quarta-feira, dia 2 de maio

IMG_2934

As inscrições para o Mestrado em Educação, oferecido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a pedido da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), começam nesta quarta-feira (2/5) e vão até o dia 16 de maio. A informação foi divulgada no site da Ufam juntamente com o edital do certame. As inscrições serão efetuadas através do formulário de inscrição obtido no endereço http://propesp.ufam.edu.br/pos-graduacao/editais/stricto-sensu/mestrado, devidamente preenchido e entregue na Secretaria do PPGE, localizada na Faculdade de Educação, Pavilhão Rio Uatumã, Setor Norte, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Av. Gal. Rodrigo Octávio, 6.200, Coroado I de segunda a sexta, no horário de 8h às 12h e das 13 às 17h.

A realização do Mestrado faz parte do plano de valorização dos servidores, solicitado pelo governador Amazonino Mendes e implantado pelo secretário de Educação, professor Lourenço Braga. Essa parceria com a universidade é pioneira com esse objeto.

Ao tomar posse da pasta, no final do ano passado, o secretário idealizou um plano para qualificar todos os funcionários da SEDUC. “O mestrado em educação é o primeiro de muitos que iremos realizar este ano. Faremos outros e não somente para professores e pedagogos. Os administrativos também serão valorizados com cursos de especializações e um MBA inédito. Esse é o compromisso do nosso governo com a Educação do meu Estado”, ressaltou o professor Lourenço.

Vagas

Para o Mestrado em Educação serão disponibilizadas 30 vagas sendo a metade delas para ingresso no segundo semestre de 2018 e as demais para iniciar no primeiro semestre de 2019. As vagas são para professores e pedagogos lotados na rede pública estadual na capital e no interior do Estado.

De acordo com a diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) da SEDUC, Regina Marieta Teixeira, o mestrado contempla uma das metas previstas do Plano Estadual de Educação. “A gente tem um objetivo, que é contemplar a meta 16 do Plano Estadual de Educação e também do Plano Nacional, que traz exatamente o investimento na formação nível lato sensu e stricto sensu. Com relação à estrutura da valorização, da formação em si, da formação docente, a Secretaria quer preparar esse professor, instrumentalizá-lo para ele exercer melhor a sua prática, a sua função enquanto docente. Nessas pós-graduações, eles vão se apropriar de ferramentas específicas de como fazer a abordagem didática das diferentes áreas do conhecimento, melhorar a sua performance enquanto professor e lógico, melhorar a estrutura da formação de cada aluno, potencializar a aprendizagem deles”, explicou.

Além das vagas já formalizadas, a SEDUC está em articulação para a oferta de novas oportunidades de mestrado. Estão em andamento tratativas para outros programas de mestrado dentro da própria Universidade Federal e também há negociação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para outras áreas do conhecimento.

Requisitos

Para participar do processo seletivo, o servidor deverá ser detentor de cargo efetivo e estável de professor ou pedagogo da SEDUC, desempenhando ações, projetos ou programas que tenham relação com as linhas de pesquisa do mestrado: processos educativos e identidades amazônicas (linha 1); educação, políticas públicas e desenvolvimento regional (linha 2); formação e práxis do educador frente aos desafios amazônicos (linha 3); e educação especial e inclusão no contexto amazônico (linha 4).

Além disso, os interessados deverão atender aos seguintes requisitos: não estar frequentando curso de pós-graduação (stricto sensu), financiado pela SEDUC ou quaisquer órgãos ou agências do Estado e Governo Federal; não possuir titulação de mestrado; não estar cumprindo a contraprestação de serviço em decorrência de afastamento ou financiamento de estudo concedido pela Secretaria; ter a cumprir, pelo menos, cinco anos de efetivo exercício na Secretaria, contados a partir da data da inscrição no processo seletivo para completar as condições exigidas para a sua aposentadoria; possuir carga horária de trabalho entre 20h e 40h; ter disponibilidade de horário no turno em que ocorrerem as aulas do curso; e possuir curso de graduação.

Vagas

De acordo com a SEDUC, as vagas para o mestrado serão distribuídas da seguinte forma: professores e pedagogos lotados em escola (15 vagas); gestores escolares e coordenadores distritais e regionais (5 vagas); professores e pedagogos lotados nas coordenadorias Distritais e Regionais (5 vagas); professores e pedagogos lotados no macrossistema, que desempenham atividade fim, de acordo com a lei delegada nº 3642 de 26 de julho de 2011 (5 vagas).

O ingresso dos aprovados no processo seletivo será feito em duas turmas de 15 alunos, sendo uma em 2018 e a outra em 2019, respeitando a ordem de classificação decrescente.

O servidor que atua no interior do Estado, caso seja aprovado em todas as etapas do processo seletivo, deverá solicitar a sua remoção para a capital, onde permanecerá até a conclusão do curso. As despesas da remoção e permanência em Manaus deverão ser custeadas pelo próprio educador. O mestrado será cursado sem que haja o afastamento/licença do servidor de suas atividades funcionais.