Incentivo à escrita: Mostra de Poesia em escola estadual revela novos autores

WhatsApp Image 2024-03-25 at 16.51.31

 Evento na EE Profª Ana lúcia de Moraes Costa e Silva reuniu 36 poesias de alunos do 9º ano 

A Escola Estadual Professora Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, realizou,  a 1ª Mostra de Poesia, com a exposição de 36 poemas escritos por alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental. O evento contou com a participação de autores amazonenses veteranos.

Entre os poemas em exposição, estava o intitulado ‘Destino’, de autoria da estudante Maria Eduarda Almeida, de 14 anos, conhecida no mundo literário como ‘Maya’ e autora de mais de 20 obras do gênero. Inspirada nas canções de Cazuza, a jovem escritora começou a escrever poesias em 2021 e as define como uma parte do seu próprio coração.

“A poesia me traz paz e conforto. Me traz felicidade. É como se fosse uma parte de mim, do meu próprio coração. A poesia é um conhecimento e faz parte da Literatura”, disse Maya.

Os poemas expostos no evento foram catalogados em um livro. De acordo com o organizador e professor de Língua Portuguesa, Walex do Mont, o projeto teve início ainda em março, quando foram identificadas as principais características dos novos escritores.

“A gente identifica os alunos por meio de leitura e interpretação textual. E o que me chamou a atenção foi o talento dos alunos do 9º ano da nossa escola. Eles chegaram até mim e a gente foi conversando, somando, criando ideias, foi quando surgiu esse trabalho”, disse Walex.

Convidados

O objetivo do projeto é motivar os novos autores a não parar a produção de poesias. Para ajudar nesse incentivo, a Mostra recebeu a vice-presidente da Academia de Letras de Maués (município distante a 276 quilômetros de Manaus), Socorro Barroso, a pedagoga e escritora amazonense, Adriane Oliver, e o presidente da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), Rômulo Sena.

“Eu estou encantado com o movimento da 1ª Mostra, porque demonstra o incentivo aos nossos alunos. A poesia é vida. Saio daqui com a esperança de dias melhores”, disse Rômulo Sena, que, no fim do evento distribuiu dez livros autorais para os estudantes.

“Eu já li algumas poesias e vi muitas tocantes, aquelas que mexem com a emoção. Eles (os alunos) têm futuro. Será um livro maravilhoso”, ressaltou Socorro Barroso.

Expressão de sentimentos

Aos 14 anos, o jovem Abraão Walter já considera a possibilidade de seguir carreira na produção de poemas. O estudante, que entende a poesia como forma de expressar os sentimentos, escreveu dois dos poemas em exposição no evento. Um deles é intitulado de ‘Flor’, uma referência ao amor.

“Eu gosto de escrever porque eu posso expressar o que eu sinto e também é uma forma de se distrair do mundo da tecnologia. Eu posso trabalhar minhas ideias para criar livros. A flor tem um símbolo muito bom para um relacionamento. A rosa, por exemplo, significa amor. Eu fiz esse poema porque eu gosto muito de flores”, explicou o jovem escritor.

Ao final da exposição, a estudante Maya recebeu o convite para participar da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca). A notícia foi recebida em clima de festa pela família da escritora e por toda a comunidade escolar.

“Ela sempre gostou de escrever. Todos os poemas dela são maravilhosos. Já li todos. É uma chance que ela tem de mostrar o talento dela e ter um futuro diferenciado”, comemorou Marina da Silva Almeida, mãe da aluna.

FOTOS: Hitalo Kleto/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar