Incentivando a prática da leitura, escola estadual Carvalho Leal promove Feira Literária

Carvalho Leal

Buscando despertar o interesse dos alunos para o hábito da leitura, a escola estadual Carvalho Leal, localizada no bairro da Cachoeirinha, zona sul de Manaus, promoveu nesta semana a primeira edição de sua Feira Literária, reunindo estudantes, professores e comunidade.

A Feira Literária, que contou com a participação efetiva de mais de 500 alunos do ensino fundamental, é parte das ações do projeto “Entre na Roda”, desenvolvido a partir da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Volkswagen, que tem fortalecido as atividades do projeto estadual de incentivo à leitura, Rede de Letras, nas escolas públicas.

De acordo com o técnico da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc e coordenador do projeto Rede de Letras, professor Lucas Oliveira, essa parceria tem sido extremamente relevante e contribuído para o ensino nas escolas públicas estaduais.

“O Rede Letras é uma ação de incentivo à leitura e o projeto Entre na Roda soma-se a esse trabalho, formando mediadores de leitura ao disseminar novas metodologias de interpretação e análise da narrativa. O objetivo principal é oferecer fundamentos para que os professores criem junto aos seus alunos o hábito de ler prazerosamente”, explicou o professor.

Durante a Feira Literária, os estudantes realizaram apresentações de dança, teatro, declamação de poemas, rodas de leitura e oficinas direcionadas aos descritores de Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo a gestora da unidade de ensino, Ana Carolina Carvalho, a ação é interdisciplinar e tem contribuído para a melhoria do rendimento escolar dos estudantes. “O objetivo dessa atividade é chamar a atenção dos estudantes para a importância do hábito da leitura e, através dessa feira literária, ao promovermos atividades dinâmicas e interativas, contamos com uma integração positiva dos nossos alunos e toda a comunidade escolar”, ressaltou a gestora.

Para a realização da feira literária, os estudantes tiveram acesso a várias obras da literatura infanto-juvenil, tais como: “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky; “Mania de Explicação”, da escritora Adriana Falcão; “O sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes, entre outras obras literárias.

Rede de Letras

Instituído pelo Governo do Estado, via Seduc, o Projeto Rede de Letras foi criado como objetivo de oportunizar o contato dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual com obras literárias que despertem o prazer da leitura e escrita, focado na compreensão e na interpretação para o entendimento consciente e crítico, fazendo do ato de ler uma ferramenta essencial para formação cidadã.

O projeto foi iniciado em 2013 com a distribuição das obras literárias para todas as escolas estaduais que atendem do 1º ao 9º ano. Em 2014 teve continuidade com a realização de formações para os professores e a manutenção do acervo das escolas, atendendo a aproximadamente 275 mil alunos em todo estado com um total de 199 mil livros distribuídos.