Governo e Prefeitura lançam campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha foi lançada por meio de videoconforência transmitida para todo o Amazonas (2)

Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras desenvolverão atividades de mobilização em escolas e em outras frentes.

Antecipando-se às atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 18 de maio, o Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) e a Prefeitura de Manaus por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed/Manaus) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) deram início nesta terça-feira (17) à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha, realizada anualmente, busca sensibilizar a população quanto à importância de denunciar os crimes de abuso e exploração sexual cometidos contra crianças e adolescentes na capital e em todos os municípios do interior do Estado.

As programações deste ano foram iniciadas com a realização de uma videoconferência direcionada aos prefeitos, secretários municipais de assistência social, conselheiros tutelares, secretários de educação e servidores públicos estaduais e municipais em geral,para que, em seus diferentes campos de atuação, promovam ações de sensibilização e incentivo à campanha.

A videoconferência aconteceu no Centro de Mídias de Educação da Seduc, localizado no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus e contou com a participação da secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Maria das Graças Prola; da subsecretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Mônica Santaella, da gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar da Seduc, Adriana Boh e da coordenadora da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais da Semed, Eliana Hayden.

De acordo com a representante da Seduc e gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar, Adriana Boh, as programações da campanha serão realizadas durante toda a semana e nas escolas estaduais da capital e do interior, haverá uma extensa ação educativa para reforçar a importância dessa sensibilização. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento, livre do abuso e da exploração sexual. Esse é um trabalho diário que a Seduc, adepta desta campanha, realiza junto às escolas na capital e no interior e neste ano, estaremos promovendo uma ampla mobilização sobre a temática com os nossos estudantes”, afirmou Adriana Boh.

Programação

Dentre as programações da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes deste ano, a Seduc, juntamente com outras instituições parceiras promoverá na próxima quinta-feira (19), o “pedágio educativo”, uma mobilização que acontecerá nos semáforos e faixas de pedestres da Avenida Paraíba com a Avenida André Araújo, em frente ao Fórum Henoch Reis. A ação contará com panfletagem, exposição de faixas e a distribuição de materiais informativos aos motoristas e pedestres que transitarem pelo local.

No dia 20 de maio, acontecerá o encerramento das atividades, com apresentações culturais, exposições e palestras sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação será realizada na escola estadual Dom João de Souza Lima,localizada na Avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

18 de Maio

Instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca a luta contra a violência sexual infanto-juvenil e relembra o episódio ocorrido em 1973, no qual uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.