Governo e Prefeitura divulgam o calendário de matrículas para o ano letivo de 2015

IMG_7960

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus disponibilizarão 73.203 novas vagas em escolas da rede pública para o ano letivo de 2015. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva e pelo secretário Municipal de Educação de Manaus, Humberto Michiles, na manhã desta quarta-feira (10), durante entrevista coletiva na qual foram informados as datas e prazos para as matrículas do ano letivo de 2015.

As novas vagas que serão disponibilizadas correspondem à estimativa de estudantes que não fizeram parte da rede pública até 2014 e que devem ingressar em escolas públicas estaduais e municipais de Manaus no próximo ano.

Do total de novas vagas (73.203) ofertadas, 48.248 serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em suas escolas estaduais e as demais 24.955  pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Como em anos anteriores o procedimento de matrículas será realizado de forma conjunta pelo Governo do Estado, via Seduc e Prefeitura de Manaus, via Semed. Para o processo de matrículas serão disponibilizados 625 locais de atendimento, sendo 225 escolas da Seduc (todas as escolas estaduais em funcionamento em Manaus) e mais 400 escolas da Semed.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, no calendário de atendimento para matrículas do ano letivo de 2015, estão estipulados prazos específicos que os responsáveis pelos estudantes da rede pública de ensino terão para efetuar suas matrículas em modalidades diferentes de atendimento educacional.

Após cumprir as etapas correspondentes às rematrículas dos alunos que já fazem parte da rede pública, será aberta à população as inscrições de novos alunos.

Atendimento a Novos Alunos

Esta etapa, segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, será realizada  no período de 19 a 22 de janeiro. “É necessário à população atentar para os prazos. Todas as pessoas que procurarem pelo atendimento no prazo determinado serão atendidas e obterão as vagas requisitadas”, informou o secretário.

Conforme o calendário de atendimento, inicialmente serão atendidas as pessoas que requisitam vagas para o ensino infantil (de 19 a 22 de janeiro); seguindo-se as requisições por vagas para o ensino fundamental 1º e 2º ano (20 a 22 de janeiro); ensino fundamental e EJA 3º ao 5º ano (21 e 22 de janeiro); ensino fundamental e EJA 6º ao 9º ano (21 e 22 de janeiro) e Ensino Médio e EJA/Ensino Médio (22 de janeiro).

Mais de 600 postos de atendimento

De acordo com a Gerência de Matrículas, no período de atendimento presencial (19 a 22 de janeiro) o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus disponibilizarão suas mais de 600 escolas como locais de atendimento. “Serão 625 locais de atendimento, sendo todas as 225 escolas da Seduc e outras 400 da Semed. Ressaltamos que todos estes locais estão interligados entre si, o que permite à pessoa procurar qualquer escola para solicitar a vaga desejada, independente do lugar em que deseja a vaga”, citou o secretário da Seduc.

Atendimento via Web

De acordo com a gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo, para agilizar o atendimento presencial (obrigatório) em qualquer uma das escolas, Estado e Prefeitura disponibilizaram o portal www.matriculas.am.gov.br para que seja realizado o cadastro prévio.

“Este procedimento dará grande agilidade ao processo presencial, uma vez que ao procurar o atendimento, os dados do aluno já estarão no sistema”, explicou a gerente de Matrículas, Irlanda Araújo.

O site, conforme a gerente, já está disponível e os cadastros via internet poderão ser feitos pela população até o dia 23 de janeiro.

As aulas do ano letivo de 2015 terão início no dia 4 de fevereiro para as escolas da rede estadual e 6 de fevereiro para as escolas da rede pública municipal.

Calendário de Atendimento a Novos Alunos:

Ensino Infantil 19 a 22 de janeiro
Ensino Fundamental (1º e 2º ano) 20 a 22 de janeiro
Ensino Fundamental/EJA (3º ao 5º ano) 21 e 22 de janeiro
Ensino Fundamental/EJA (6º ao 9º ano) 21 e 22 de janeiro
Ensino Médio/EJA 22 de janeiro

 

* O atendimento presencial pode ser feito em qualquer uma das 625 escolas disponibilizadas.