Governo do Estado realiza encontro técnico de gestores escolares

Sob o tema “Avaliação, Gestão e o Cenário de Novas Possibilidades”, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizará entre os dias 15 e 19 de abril, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, em Manaus, o 8º Encontro Técnico com Gestores Escolares da rede pública estadual de ensino.

A abertura do encontro, que será realizada às 10h, contará com a participação do governador Omar Aziz, da primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social Nejmi Aziz, do vice-governador José Melo e do secretário de Educação Rossieli da Silva Soares. A palestra magna será proferida pela professora Rita Jover-Faleiros, mestre e doutora em Letras – Língua e Literatura Francesa – pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No encontro, o governador Omar Aziz anunciará uma série de ações a serem aplicadas na área de educação ainda este ano. Uma delas é o Programa de Intervenção Pedagógica do Amazonas (Pipa), que oferecerá assessoramento didático e pedagógico a escolas com baixo desempenho educacional em Língua Portuguesa e Matemática.

No mesmo evento, Omar Aziz também lançará o programa de leitura Rede de Letras, em que serão distribuídos livros paradidáticos a 274,7 mil alunos do 1º ao 9º anos do ensino fundamental. Dos 274,7 mil alunos que serão beneficiados pelo programa, 136.252 são das escolas da rede estadual em Manaus e 138.484 são do interior do Estado.

Durante os cinco dias de evento, mil educadores, entre gestores da capital (Manaus) e do interior (61 municípios), assessores pedagógicos, responsáveis pelo departamento pessoal e presidentes da Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC´s) receberão orientações técnicas e metodológicas com foco nas melhorias do gerenciamento das escolas, além da oportunidade de trocarem experiências entre si. Os eventos acontecerão paralelamente no Manaus Plaza Shopping e no Amazônia Golf Resort. Dos 565 gestores e gestoras de escolas esperados para o evento, 230 são de Manaus e 335 são do interior do Estado.

O encontro deste ano será o primeiro a reunir, além de gestores, os coordenadores e presidentes de APMC´s e chefes de departamento pessoal da Seduc.

O encontro tem como finalidade permitir o aprimoramento da qualidade gerencial das escolas estaduais. Durante os cinco dias, serão apresentadas por meio dos Departamentos, Gerências, Programas e Coordenações da Seduc, as diretrizes e normativas que subsidiarão a elaboração de propostas pedagógicas condizentes com a realidade educacional.

Os temas a serem desenvolvidos terão como referencial a gestão escolar e o compromisso do gestor na busca do aprimoramento da qualidade educativa, na implantação de inovações pedagógicas, principalmente no que tange o alcance da metas educacionais estaduais e nacionais. Serão realizadas palestras, oficinas, exposição, relato de experiências, e atividades culturais.

Programa de intervenção pedagógica

O Programa de Intervenção Pedagógica do Amazonas oferecerá a escolas com baixo desempenho educacional em Língua Portuguesa e Matemática assessoramento didático e pedagógico até que a dificuldade identificada seja superada.

O ponto de partida para a Seduc identificar as escolas com baixo desempenho educacional serão os indicadores extraídos da análise dos resultados dos estudantes em avaliações como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o secretário da Seduc, Rossieli Silva, o objeto do Pipa é melhorar a aprendizagem dos alunos da rede estadual em Língua Portuguesa e Matemática. “O fluxo escolar, que é a taxa de aprovação, está boa, não tem mais o que avançar. É preciso agora que os alunos submetidos a avaliações nessas duas disciplinas apresentem aprendizado satisfatório para a série em que estão. Até que se alcance o equilíbrio entre taxa de aprovação e desempenho/proficiência”, explica.