Governo do Estado premia melhores modelos de gestão e práticas pedagógicas

Escolas amazonenses vencedoras do Prêmio de Gestão

Para evidenciar a atuação de docentes e administrações escolares da rede pública que se pautam pela execução de práticas pedagógicas impactantes e pelo desenvolvimento de modelos de gestão, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) premiou nesta segunda-feira (30), em caráter regional, professores e gestores destaques, respectivamente, nos prêmios “Professores do Brasil”, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e “Gestão Escolar”, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) neste ano de 2015.

Em âmbito regional, o prêmio de Gestão Escolar, teve como vencedor o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Sérgio Pessoa Figueiredo, representado pela gestora Amariles Barroso, que na próxima quinta-feira (4) participará da cerimônia nacional do prêmio em Brasília.

Na segunda e terceira colocação do prêmio foram destacadas respectivamente as escolas municipais de Manaus: Vicente de Paula, que tem como gestora a professora Maria Santon da Silva e Cunha e a escola municipal Albérico Antunes de Oliveira, que tem como gestora a professora Viviane Miranda Rocha.

Já no prêmio Professores do Brasil, que foi subdividido nas categorias “Ensino Médio”, “Ensino Fundamental de 4º ao 5º”, “Ensino Fundamental de 6º ao 9º” e “Alfabetização”, teve como destaques os professores Rebeca Soares de Lima, que atua na escola estadual de tempo integral Senador Petrônio Portella, recebendo destaque na categoria “Ensino Médio” por desenvolver o projeto “Livro Bilíngue”; a professora Gisele Ribeiro, destaque na categoria “Ensino Fundamental 4º e 5º ano” ao desenvolver o projeto “Práticas de leitura e escrita no mundo da tecnologia: uma maneira diferente de ensinar” na escola municipal Jarlece da Conceição Zaranza e também a professora Maristela Barbosa, destaque na categoria “Alfabetização” ao desenvolver o projeto “Histórias da vovó Rufina” na escola municipal Maria Rufina de Almeida.

Docentes amazonenses destacados no Prêmio Professores do Brasil.

Para o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, a premiação é um justo reconhecimento a profissionais que se dedicam ao seu ofício e o fazem de maneira diferenciada em prol do desenvolvimento dos estudantes. “É um reconhecimento público a trabalhos diferenciados que são desenvolvidos em prol da aprendizagem da comunidade estudantil amazonense, trabalhos estes que contribuem decisivamente para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos”, mencionou o secretário Rossieli Soares da Silva.

Destaques

Vencedora do prêmio de gestão, a gestora do Centro de Educação de Tempo Integral Sérgio Pessoa Figueiredo, a professora Amariles Barroso mencionou que o destaque público conferido ao trabalho da escola, engrandece toda a equipe de profissionais e estudantes. “É um mérito obtido de forma conjunta. Na escola, trabalhamos para que os nossos alunos tenham o melhor atendimento possível e a segurança de seu desenvolvimento intelectual e humano”, apontou Amariles Barroso.

Localizado no bairro Cidade de Deus, o Ceti Sérgio Pessoa Figueiredo, do qual a professora Amariles Barroso é gestora, atende a mil estudantes neste ano de 2015.

Professores e gestores premiados.

Vencedora regional do prêmio Professores do Brasil na categoria “Ensino Médio”, a professora Rebeca Soares de Lima, 25, que atua lecionando a disciplina de Língua Portuguesa na escola estadual de tempo integral Senador Petrônio Portella, falou da satisfação ao ter a sua ação pedagógica destacada com o projeto “Livro Bilíngue”.

“Com esse projeto, trabalhamos diariamente com o incentivo à leitura e à escrita, abrangendo temas da literatura e gramática. É um trabalho árduo, mas bastante prazeroso. Estou feliz com o reconhecimento público a essa iniciativa”, afirmou a educadora, que há 4 anos faz parte da equipe de docentes da escola Petrônio Portella.

O prêmio

Lançada neste ano de 2015, a Iniciativa Educadores do Brasil unificou os prêmios “Professores do Brasil” e “Gestão Escolar”, coordenados respectivamente pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O objetivo da iniciativa é divulgar trabalhos de qualidade tanto da gestão escolar quanto das práticas pedagógicas inovadoras de professores em sala de aula, buscando valorizar a educação e incentivar melhorias.

Neste ano, as inscrições para os respectivos prêmios aconteceram no período de 18 de junho a 14 de setembro. Todas as escolas e professores da rede pública de ensino, municipal e estadual, puderam inscrever seus projetos.

A partir de sua nova configuração, a iniciativa nacional contabilizou o maior número de inscrições registradas pelos estados do Amazonas, Minas Gerais e Tocantins.

Resultado regional foi anunciado pelo secretário de Educação, Rossieli Soares da Silva.

Somente no Amazonas, o prêmio de Gestão Escolar contou com a participação de 382 escolas públicas da capital e do interior do Estado, sendo 214 da rede estadual (Seduc Amazonas) e outras 168 da rede municipal de educação (Semeds).

Para o prêmio Professores do Brasil, o Amazonas contou com 115 escolas da rede pública inscritas, das quais 62 da rede estadual (Seduc) e 53 da rede municipal de ensino (Semeds).

No Amazonas, nesta segunda-feira (30) a solenidade de premiação ocorreu no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Sérgio Pessoa Figueiredo, localizado na Rua Uiapuru s/nº, bairro Cidade de Deus.