Governo do Estado lança o programa Amazonas Bilíngue

1

No ensejo do período que antecede a realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, da qual Manaus é uma das cidades-sede, o Governo do Estado lançou o Programa Amazonas Bilíngue que oferecerá cursos gratuitos de Inglês, inicialmente, para 958 estudantes da rede pública estadual. O programa foi lançado no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas, no último sábado, pelo vice-governador do Estado, José Melo.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Amazonas Bilíngue é voltado para alunos do 1º ano do ensino médio e tem por objetivo capacitar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo ou em demais atividades.

Ao lançar o programa e falar aos alunos inscritos sobre os benefícios desta ação, o vice-governador do Estado, José Melo, enfatizou que ao planejar a oferta dos cursos que terão início já na próxima semana, o Governo do Amazonas busca proporcionar a centenas de jovens oportunidades reais de formação. “O conhecimento é um bem intangível e, assim sendo, queremos contribuir com a aquisição do conhecimento por parte de nossos estudantes. Com o Amazonas Bilíngue, oferecermos cursos de qualidade e convocamos os jovens inscritos para procurar dar o melhor de si, com empenho e dedicação aos estudos”, frisou o vice-governador.

2

Além de Manaus, os cursos serão aplicados nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva e conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a formação iniciará efetivamente no dia 27 de abril, simultaneamente na capital e nos respectivos municípios do interior. “Será um curso de dois anos de duração, com carga horária de 200 horas e cujas aulas serão ministradas sempre aos sábados. Inicialmente beneficiaremos 958 jovens e na próxima etapa dos trabalhos deveremos disponibilizar mais mil vagas”, informou o secretário da Seduc.

Material didático e Intercâmbio

O secretário acrescentou ainda, que os participantes do curso terão acesso a materiais didáticos para o acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades, incluindo: livros, CD-ROM e ainda uniforme (camisetas) e bolsa do programa.

Conforme Rossieli Silva, o programa, já em sua primeira etapa, também contemplará 20 participantes – com as melhores proficiências – com um intercâmbio de 15 dias no Canadá, para aprimoramento da oralidade na língua estrangeira.

Metodologia

De acordo com Durval Neto, diretor executivo da empresa contratada para viabilizar os cursos, um dos diferenciais da formação será a metodologia. “Queremos não somente preparar os jovens para a Copa, queremos ir além, capacitando-os e os habilitando para o mercado de trabalho. Para isso, apostaremos em uma metodologia diferenciada, com padrão internacional mas com elementos regionais e com foco na comunicação oral”, explicou Durval, frisando que a mesma qualidade dos cursos desenvolvidos na capital será empregada nos municípios do interior.

Expectativa

Ansioso pelo início das aulas, marcado para o próximo sábado, dia 27, o estudante Mateus dos Santos Batista, 16, disse que pretende se dedicar de forma intensiva ao curso por acreditar que esta é uma oportunidade singular. “Oportunidades como esta, de cursar Inglês de forma gratuita, não são os jovens de todos os Estados que têm. Por isso vou me dedicar e buscar aproveitar ao máximo os ensinamentos, buscando ser o melhor”, disse Mateus.

4

Para a jovem Joyce Alves, 15, a realização da Copa do Mundo é uma motivação extra para a dedicação. “É uma motivação extra em especial para nós, do Amazonas. Estamos ansiosos para o início das aulas e com grande expectativa para darmos esse importante passo na busca pelo conhecimento e objetivando o domínio da língua inglesa”, disse.