Governo do Estado inaugura 13ª escola estadual em São Gabriel da Cachoeira

No último sábado, 24 de março, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), inaugurou em São Gabriel da Cachoeira, distante 858 km de Manaus, a escola estadual Sagrada Família. O secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim e a primeira-dama do Estado do Amazonas, Nejmi Aziz, estiveram presentes ao evento. Entre as demais autoridades, houve a presença do deputado estadual Josué Neto e do prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Pedro Garcia.

Em funcionamento desde maio de 2011, a Escola Estadual Sagrada Família atende a 1,2 mil estudantes do ensino fundamental e médio, nos três turnos. A escola conta com 12 salas de aula, laboratório de informática com 15 computadores, sala de mídias, laboratório de ciências e uma quadra poliesportiva coberta.

A escola estadual Sagrada Família está localizada no perímetro urbano de São Gabriel da Cachoeira e tem como gestor o professor Samuel Rodrigues da Silva.

A escola estadual Sagrada Família é a 13ª escola inaugurada pelo Governo do Estado em São Gabriel da Cachoeira, que conta com 6.985 estudantes.

As escolas estaduais em São Gabriel da Cachoeira são Irmã Inês Penha, São Gabriel, Dom João Marchesi, Dom Bosco, São Miguel, Dom Pedro Massa, Sagrado Coração de Jesus, Tenente Antônio João, Nossa Senhora d´Assunção, Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Duque de Caxias.

Fazenda Esperança
Através da parceria entre a Igreja Católica e o Governo do Amazonas, foi inaugurada a Fazenda Esperança, a primeira no mundo construída em área indígena, que vai auxiliar na recuperação de dezenas de jovens com problemas de dependência química

Notebooks
Na ocasião foram entregue 674 notebooks aos professores da rede municipal de educação de São Gabriel da Cachoeira. A entrega foi mais uma ação do Programa de Tecnologias Educacionais do Estado do Amazonas (Proteam) que vai beneficiar todos os 20 mil professores das redes municipais do interior. São Gabriel da Cachoeira foi a 42ª localidade do interior a ser beneficiada.

O secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, explica que o Proteam, em especial, foi planejado pelo Governo do Estado com o objetivo de favorecer a qualidade do ensino em todos os pontos do Amazonas. “Queremos que os educadores municipais do interior tenham as mesmas condições do magistério estadual. Com essa justificativa, o governador Omar Aziz planejou este programa por meio do qual todos os professores do interior estão sendo contemplados com um notebook, para a realização de pesquisas e melhor planejar suas atividades pedagógicas”, disse.

Segundo o secretário da Seduc, nas últimas semanas as entregas de notebooks aos professores foram viabilizadas nos municípios de Barcelos, Beruri, Anamã, Caapiranga, Silves, Itapiranga, além de Presidente Figueiredo. “A perspectiva é que todos os 61 municípios do interior sejam beneficiados até o final deste ano”, anunciou Gedeão Amorim.

Os notebooks repassados pelo Governo do Estado aos professores são produzidos no Pólo Industrial de Manaus, têm a configuração de 2GB RAM, Processador dualcore, HD 320 GB, wireless, DVD-RW, webcam, tela LCD 14’’, Dual Boot, Windows 7, Office 2010 e Linux Educacional. Além disso, cada equipamento possui implementos educacionais, que incluem biblioteca digital e demais recursos pedagógicos.

Entre 2010 e 2011, todos os 25 mil professores da rede estadual de ensino em Manaus e demais municípios do Estado foram contemplados com um notebook, por meio do programa “Professor na Era Digital”.