Governo do Estado entrega notebooks a professores de Urucará e São Sebastião do Uatumã

No último final de semana, 203 professores das redes municipais de educação das localidades de Urucará e São Sebastião do Uatumã foram contemplados com aparelhos notebooks disponibilizados pelo Governo do Estado por meio do Programa de Tecnologias Educacionais do Amazonas (Proteam). Os equipamentos serão utilizados pelos educadores para aprimorar o planejamento e no melhor desenvolvimento das atividades letivas, objetivando a qualidade do ensino e a elevação dos indicadores educacionais do estado.

Nos municípios de Urucará e São Sebastião do Uatumã (distantes respectivamente, 270 Km e 247 Km de Manaus), as entregas dos materiais foram coordenadas pelo secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, que no ato, representou o governador Omar Aziz.

Em Urucurá, 146 educadores municipais foram contemplados com os novos notebooks e a cerimônia ocorreu no auditório da escola estadual Ramalho Junior. Já em São Sebastião do Uatumã, os implementos tecnológicos chegaram a 57 professores, com a entrega sendo realizada no Centro Municipal de Cultura Terezinha Domingues.

De acordo com o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, esta é uma ação de iniciativa do governador Omar Aziz que visa dar impulso ao processo de ensino desenvolvido pelas redes públicas do Amazonas. “Com o repasse de notebooks, queremos dar aos professores as melhores condições possíveis para o desenvolvimento de suas funções em sala de aula. Inicialmente todos os 23 mil professores da rede pública estadual (Seduc) receberam os equipamentos e agora os professores das redes municipais do interior do Amazonas estão sendo beneficiados”, explicou o secretário, acrescentando que aproximadamente 20 mil educadores municipais receberão os materiais.

Configurações
Conforme a Seduc, os notebooks entregues são produzidos no Pólo Industrial de Manaus, têm a configuração de 2GB RAM, processador dualcore, HD 320 GB, wireless, DVD-RW, webcam, tela LCD 14’’, Dual Boot, Windows 7, Office 2010 e Linux. As máquinas ainda possuem recursos multimídia e uma série de conteúdos educacionais, tais como coleções didáticas (com mais de mil exemplares), jogos educacionais, portais educativos, simulados, dentre outros.

Urucará e São Sebastião

Em ambos os municípios, professores e gestores públicos destacaram a ação do Governo do Estado em prol da educação, afirmando que os implementos tecnológicos servirão para aprimorar o ensino desenvolvido na rede pública.

Em São Sebastião do Uatumã, a professora Duanira do Canto vai utilizar o notebook para tornar as aulas mais dinâmicas. “Acredito que o processo de ensino ganhará maior vigor, com aulas mais criativas e interativas. Poderemos planejar nossas atividades com mais critério e assim favorecer o melhor desenvolvimento de nossas turmas”, apontou.
Em Urucará, a secretária municipal de Educação, Maria Jaci Paes, acredita que os notebooks motivarão os educadores para a realização de um trabalho cada vez mais eficaz. “É um marco para nossa educação e tenho certeza que os estudantes serão os maiores beneficiados, com conteúdos diversificados e aulas interativas”, disse.
Além do secretário de Educação, professor Gedeão Amorim e do assessor técnico da Sedcuc, Algemiro Lima, as cerimônias foram acompanhadas pelos prefeitos municipais Fernando Falabella, de Urucará e Carlos Amora, de São Sebastião do Uatumã.
Novos repasses

Segundo a Seduc, os novos notebooks já foram entregues aos professores municipais de Itacoatiara, Urucurituba, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Manaquiri, Careiro castanho, Borba, Nova Olinda, Autazes, Parintins, Nhamundá, Tefé, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, São Sebastião do Uatumã e Urucará. Nesta semana, os equipamentos chegarão aos educadores de São Paulo de Oliveça, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga.