Governo do Estado e Seduc anunciam plano emergencial para recuperação de escolas em Manaus

Na última segunda-feira (10), o temporal que atingiu fortemente a cidade de Manaus, com rajadas de vento superiores a 84 Km/h, trouxe graves prejuízos à rede pública de ensino. Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aproximadamente 30 escolas tiveram suas estruturas físicas parcialmente ou totalmente danificadas. Todas estas unidades de ensino serão incluídas em um plano emergencial de recuperação, coordenado pelo Governo do Estado, cujas obras já iniciam nesta quarta-feira, dia 12 de outubro.
 
De acordo com o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o plano emergencial de recuperação é uma medida tomada de forma urgente pelo Governo do Estado com o intuito de minimizar o máximo possível os prejuízos à comunidade estudantil. “Já notificamos e fizemos o levantamento das necessidades e entraremos com os serviços de obras já neste feriado do dia 12 de outubro. As escolas cujas avarias não foram tão graves já devem ser entregues à população no início da próxima semana e as que exigirem um trabalho maior, receberão nossa atenção para que sejam recuperadas no menor espaço de tempo possível”, explicou Gedeão Amorim.
 
O secretário da Seduc informou que foram vários os prejuízos registrados nas escolas afetadas pelo temporal e que a ação do Governo do Estado será imediata. “Em decorrências do temporal e dos fortes vendavais, foram destruídos e danificados muros de escolas, telhados, forros, sistemas elétricos, sistemas hidráulicos, esquadrias, dentre outros”, apontou Gedeão Amorim.
 
Conforme o secretário, na rede pública estadual de ensino, aproximadamente 30 mil estudantes, em Manaus, foram afetados diretamente pela a interrupção súbita das aulas nas quase 30 escolas com grandes avarias. “Orientamos aos pais e responsáveis que procurem a direção da escola de seus filhos para serem informados com detalhamento sobre o retorno das aulas, no caso da escola estar temporariamente paralisada”, recomendou o secretário Gedeão Amorim.
 
Conselho Estadual de Educação
 
Localizado na Avenida José Paranaguá, no centro de Manaus, o Conselho Estadual de Educação também foi afetado pelo temporal da última segunda-feira. O prédio histórico, com mais de 50 anos de fundação, também receberá atenção do setor de engenharia da Seduc nos próximos dias.
 
De acordo com sua administração, até esta sexta-feira as atividades do órgão serão realizadas temporariamente na escola estadual Sólon de Lucena, na avenida Constantino Nery, retornando à sua sede, na Avenida José Paranaguá, na próxima segunda-feira, dia 17.