Governo do Estado construirá Ceti em parceria com a Aeronáutica

O Governo do Amazonas firmará nova parceria interinstitucional com a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do 7º Comando Aéreo Regional (Comar), para a construção de um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus.
O secretário da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Gedeão Timóteo Amorim e o Comandante do 7º Comar, Major Brigadeiro do Ar Nilson Soilet Carminati, reuniram-se no último dia 14, na sede do 7º Comar, para discutir detalhes do projeto para a cessão do terreno e construção do Ceti. Estiveram presentes, ainda, a Secretária da Capital, Ana Falcão, o diretor da escola estadual Brigadeiro Camarão, Marcos Alvim e o diretor do departamento de Infra-estrutura e Administração, Rossieli Silva.
Gedeão Amorim destacou o comprometimento e brilhante atuação do 7º Comar nas atividades desenvolvidas pela escola estadual Brigadeiro João Camarão, localizada no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus, que atende a estudantes filhos de militares da Aeronáutica e da própria comunidade do bairro. “A escola dirigida pelo gestor Marcos Alvim é referência em qualidade. No início do ano, as vagas dessa escola são disputadas acirradamente por todos da comunidade”, elogiou.
O Comandante do 7º Comar, Nilson Carminati, disse que a Aeronáutica tem o propósito de dar prosseguimento a parceria existente com a Seduc e que está à disposição para ceder um terreno ao Governo do Estado, para a construção do Ceti. “Nossa missão é contribuir no local em que estamos presentes, principalmente por meio de um projeto tão grandioso e primordial, que é a educação”, enfatizou.
O espaço físico a ser cedido pela Aeronáutica localiza-se também no bairro São Lázaro e deverá atender a demanda daquela localidade.
O nível de ensino a ser oferecido será definido através de estudo de demanda a ser realizada pela Gerência de Estatística da Seduc e a gestão da unidade será da Aeronáutica. Caberá a Seduc disponibilizar o quadro de servidores e professores, além de todo o material e infra-estrutura logística.
Após a cessão do terreno, a Seduc dará entrada nos trâmites usuais do serviço público, como a licitação para escolha da empresa que realizará a obra de construção da unidade.
 
Inovação
O Governo do Amazonas vem inovando na concepção de escola de tempo integral com a criação dos Cetis. Com estrutura específica, este modelo vem para consolidar o conceito de escolas de tempo integral.
São nove unidades dos Cetis em funcionamento, sendo oito em Manaus e um em Parintins.
A arquitetura exuberante dos Cetis impressiona pela imponência. Laboratório de informática com computadores com tela LCD já não é mais novidade nas escolas estaduais do Amazonas. E no Ceti, inovação é a palavra de ordem na arquitetura e na infra-estrutura física e pedagógica do projeto. Além do laboratório de informática, o centro conta com o laboratório de ciências, de físico-químico e lousas digitais.
Nos Cetis, os indicadores educacionais são altamente positivos. Na média, os índices de reprovação e evasão escolar são inferiores a 1%. “Isto se deve aos inúmeros programas, ao comprometimento dos educadores, aos atrativos pedagógicos e aos recursos tecnológicos que são oferecidos nestas unidades”, destaca o secretário da Seduc, Gedeão Amorim.

Os Cetis contam com 24 salas de aulas climatizadas, laboratório de informática com 42 computadores, laboratório de ciências, biblioteca, ambiente de mídias, cozinha industrial, refeitório, auditório, sala de dança, sala de música, sala de arte, gabinete odontológico, enfermaria e salas administrativas. Construído em uma área aproximada de 10 mil metros quadrados, as unidades dos Cetis contam, ainda, com campo de futebol, academia para atividades físicas, piscina semi-olímpica e quadra poliesportiva coberta.