Governo do Amazonas lança o projeto “Semeando Cultura de Paz nas Escolas”

Governo do Amazonas lança o projeto “Semeando Cultura de Paz nas Escolas”
 
Serviços de saúde, educação, lazer e cidadania foram oferecidos à população
Comunitários da zona leste foram os primeiro beneficiados.
 
 
No último sábado (6), o Governo do Amazonas lançou no Centro de Educação de Tempo Integral Professora Cinthia Régia Gomes do Livramento, na zona leste de Manaus, o projeto “Semeando Cultura de Paz nas Escolas”. Com o projeto, serviços de saúde, educação, lazer e cidadania foram oferecidos à comunidade.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o projeto reuniu profissionais de diversos órgãos governamentais que além de facilitar o acesso da população a serviços de cidadania, promoveram atividades sócio-interativas visando estimular a aproximação da comunidade com a escola, prevenindo a violência e melhorando a qualidade da educação.
O projeto foi lançado no Centro de Educação de Tempo Integral Professora Cínthia Régia Gomes do Livramento (localizado na zona leste de Manaus) e terá prosseguimento em escolas distintas em um sábado de cada mês até o final do ano letivo de 2011. Segundo o cronograma, todas as zonas da cidade serão contempladas com os ‘dias temáticos’ do projeto.
No desenvolvimento das ações, o Governo do Estado levará às escolas atividades culturais, tais como:  exibição de filmes, apresentação de teatro, musical e de fantoches; atividades recreativas como: jogos de boliche, xadrez e quebra-cabeça; atividades esportivas como: futsal, voleibol; além de atividades sociais e de cidadania como: corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho e carteira de identidade, doação de sangue, entre muitas outras.
 
            Contexto
Ultimamente, em várias partes do mundo, a violência no meio escolar vem se intensificando e gerando atos que vão desde indisciplina, passando pelo bullying, depredação ao patrimônio e chegando a algumas ocasiões a situações drásticas como, por exemplo, o massacre ocorrido neste ano de 2011 em uma escola na comunidade de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro.  
Para que esta realidade seja modificada, se faz necessário, o planejamento e a implantação de medidas educativas que favoreçam a cultura de paz. Ocasiões de confraternização entre a comunidade educacional e a aproximação desta com a comunidade onde a escola está inserida são caminhos para a conquista de uma realidade mais pacífica.  
Com esta intenção, o Governo do Estado lançou o projeto “Semeando Cultura de Paz nas Escolas”, que pretende atender aproximadamente 12 mil pessoas, sendo aplicado em um total de seis escolas até o final do ano de 2011.
O projeto conta com a participação da Seduc, Sejel, SEC, Senac, Seas, Setrab, SSP, Hemoam, Cetam, Cejam e a sociedade civil. A abertura das atividades teve a presença do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim e do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júlio César Soares.