Governo do Amazonas disponibiliza notebooks para alunos do município de Codajás

EP_07_05_2021_EVENTO_DA_AÇÃO_DO_GOVERNO_EM_CODAJÁS_FOTO_HERICK_PEREIRA (4)
Ação faz parte do “Projeto Educação 4.0”

 

O Governo do Estado entregou, na última sexta-feira (07/05), 49 notebooks que serão disponibilizados para alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) Costa e Silva, localizada no município de Codajás, distante 240 quilômetros de Manaus.

A ação deu continuidade ao “Projeto Educação 4.0”, implantado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, fruto da parceria com a empresa Positivo e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O projeto visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os equipamentos são entregues com os dados de cada beneficiado e contam com conteúdos embarcados para serem usados off-line (sem a necessidade de internet). Além disso, os alunos poderão ter acesso aos recursos do programa “Aula em Casa”.

Conteúdos –  Os conteúdos embarcados nos laptops são baseados em verificações e trilhas de aprendizagem, com atividades lúdicas, diferentemente dos conteúdos ofertados pelo projeto “Aula em Casa”, por exemplo.

Após o fim das atividades, os estudantes serão avaliados para verificar se o uso de tecnologia ajudou, de fato, no desenvolvimento dos trabalhos e na melhoria da aprendizagem, podendo, inclusive, contemplar novas escolas para participar do projeto.

Parceria – O “Projeto Educação 4.0” foi idealizado pelo desembargador Wellington Araújo, à época vice-presidente do TJAM, e pela juíza Lídia Frota. O objetivo é alcançar alunos em situação de vulnerabilidade que vivem em áreas de baixa ou nenhuma conectividade e estudantes ribeirinhos.

Além de alunos do ensino básico regular, a parceria com o TJAM e a Positivo também contempla a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que  desenvolve atividades com apenados.

Assim, a iniciativa colabora para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, visando a reinserção social desse público por meio da educação.