Governador Omar Aziz lança os programas de Reforço Escolar e de Acesso ao Ensino Técnico

Nesta sexta-feira (16), o governador do Estado, Omar Aziz lançou, no Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Braga, no bairro da Compensa, o Programa de Reforço Escolar, denominado ‘Criando Oportunidades’ e também o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os dois programas visam oferecer maiores e melhores oportunidades aos estudantes da rede pública estadual.

Denominado ‘Criando Oportunidades’, o Programa de Reforço Escolar já está beneficiando 3 mil estudantes do Ensino Fundamental de 92 escolas públicas estaduais de Manaus. Com o objetivo de elevar o rendimento dos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, ele é uma ação inédita no Amazonas e por meio da qual os estudantes têm acesso (voluntariamente) a aulas extras, que são ministradas no contra-turno escolar e sob a orientação de uma equipe de 140 monitores, previamente capacitados.

Integrados ao programa, os 3 mil estudantes da rede pública estadual já estão tendo acesso a aulas de reforço das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ministradas três vezes por semana. Iniciado neste segundo semestre de 2011, o programa está sendo realizado em escolas de Manaus e deve ser ampliado também para municípios do interior do Amazonas.

Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Na mesma ocasião, o governador Omar Aziz juntamente com o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, lançou no Amazonas o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.Organizado pelo Governo Federal, o Pronatec será desenvolvido pelo Governo do Estado – por meio da Seduc – em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Por meio dele, serão oferecidas, inicialmente, 7.256 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual.

Com as aulas programadas para iniciar em outubro, o Pronatec oferecerá mais de 50 cursos técnicos, levando oportunidades de formação para alunos dos municípios de Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Maués, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

Com a implementação do ‘Pronatec’ e do ‘Programa de Reforço’, o governador Omar Aziz disse que sua administração vai oferecer maiores oportunidades de formação e desenvolvimento a estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “O gestor público deve ter sensibilidade às necessidades das pessoas e com esses dois importantes programas, quero, como gestor, oferecer a um grande número de estudantes amazonenses as mesmas oportunidades que tive na minha juventude”, disse o governador Omar Aziz.

Ao anunciar os dois programas, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, informou que  tanto o programa de ‘Reforço Escolar’, quanto o de ‘Acesso ao Ensino Técnico e Emprego’, beneficiarão centenas de pessoas, oferecendo a elas, oportunidades únicas de desenvolvimento e formação. “Com o ‘reforço escolar’ queremos contribuir com a elevação da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental’ e com o ‘Pronatec’ vamos nos unir a entidades parceiras para capacitar jovens do Ensino Médio, da capital e do interior, para o mercado de trabalho”, anunciou Gedeão Amorim.

Além do governador Omar Aziz e do secretário de Educação, Gedeão Amorim, o evento de lançamento dos programas contou com a participação do vice-governador do Estado, José Melo, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, do reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), João Dias, do diretor-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Aldemurpe Oliveira e da secretária Executiva da Seduc, Sirlei Alves.