Governador Omar Aziz inaugura nova escola em Itacoatiara e anuncia construção de um novo Ceti

O governador do Estado, Omar Aziz, inaugurou ontem (dia 13 de junho), no município de Itacoatiara (distante 234 Km de Manaus), a Escola Estadual Berezith Nascimento da Silva. A nova escola foi construída e equipada para atender 1,4 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Instalada na Rua Adolfo Olímpio, no bairro de Santo Antônio, em Itacoatiara, a escola estadual Berezith Nascimento da Silva foi construída com 12 salas de aulas climatizadas, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, ambiente de mídias, refeitório, quadra poliesportiva e salas administrativas.

A escola que tem capacidade para atender mais de 1,4 mil estudantes já está funcionando desde o começo de 2011, oferecendo Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Na escola também funcionam os projetos ‘Igarité’ e ‘Avançar’. O primeiro, realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, oferece vagas para jovens e adultos do 6° ao 9° ano dos ensinos Fundamental e Médio. O projeto ‘Avançar’, por sua vez, é oferecido na modalidade de Ensino Fundamental e destinado à correção do fluxo escolar.

A escola estadual Berezith Nascimento da Silva tem como gestora a pedagoga e pós-graduada em Alfabetização e Gestão Pública, Maria Guiomacir da Silva, que destacou o compromisso do Governo do Estado com a educação local. “A demanda por escolas cresce constantemente, principalmente nesta parte da cidade que fica próxima dos novos bairros. A nova construção é de suma importância para atender a necessidade do nosso município”, apontou a gestora, destacando a motivação da comunidade local e da equipe escolar.

Durante a inauguração, o governador Omar Aziz também anunciou a construção de um Centro de Educação de Tempo Integral para o município de Itacoatiara.

Omar Aziz afirmou que a construção de um Ceti em Itacoatiara possibilitará a utilização de áreas de atividades esportivas, como a piscina, para realização de terapia de reabilitação de portadores de deficiências. Cada Ceti, que recebe investimento da ordem de R$ 6 milhões, conta com 24 salas de aulas climatizadas, laboratórios de informática e ciências, quadra poliesportiva, piscina semi-olímpica, auditório, sala para atendimento odontológico, cozinha, refeitório, campo de futebol, sala para atividades de dança e ambientes administrativos.

Homenagem

A nova escola receberá o nome de “Berezith Nascimento da Silva”, educadora homenageada pelo Governo do Estado e Seduc

Nascida em Icoaracy – PA, em 15 de julho de 1943, onde iniciou sua vida escolar no Colégio Nossa senhora de Fátima (instituição particular). Aos 15 anos de idade veio para o Município de Itacoatiara, tendo que refazer o ensino primário no Colégio Batista Loyde Moon, local onde atualmente funciona o Educandário Batista de Itacoatiara.

Assim que concluiu o 1º Grau e iniciou o curso de Magistério na Escola de 1º e 2º Graus Dep. Vital de Mendonça, começou a lecionar como professora voluntária na Igreja Assembléia de Deus onde seu pai pastoreava. Já professora formada e, ainda jovem, ingressou no quadro de Professor Distrital (termo usado para docentes que atuavam na zona rural e que o Estado e Município remuneravam em 40 e 60 por cento respectivamente, o total do salário do professor), em uma extinta escola municipal, no quilômetro 13 da Rodovia AM-010, onde trabalhou por alguns anos, na gestão do então prefeito municipal Francisco Peralles.

Na década de 60, prestou concurso público e ingressou na rede estadual de ensino como professora de ensino primário, em duas cadeiras, devido à carência de profissionais da educação naquela época. Lecionou na Escola Capitão General Mendonça Furtado onde trabalhou por vários anos.

Seu maior sonho era se estabilizar cada vez mais no Magistério, até que se deslocou para Manaus onde cursou o 4º ano Adicional na área de Comunicação e Expressão (importante titulação para os professores da época), no Colégio Preciosíssimo Sangue, local onde funcionava o Centro de Estudos Padre José de Anchieta.

Ao terminar o Curso Adicional, que lhe permitia lecionar para 5ª e 6ª séries, com mais preparo, veio a lecionar durante muito tempo para o Supletivo de 1º Grau, hoje “EJA – Educação de Jovens e Adultos” e, também e a disciplina de Língua Portuguesa nas Escolas Coronel Cruz e Professora Luiza de Vasconcellos Dias, encerrando nesse patamar sua carreira no Magistério.

Casada com o Sr. Antônio Menezes da Silva, com quem conviveu durante 32 anos, constituiu uma família com três casais de filhos. Nesse ínterim perdeu os pais de morte natural e um dos filhos, vítima de afogamento. Enviuvou em 1995 e, mais tarde, conheceu seu segundo companheiro, com que conviveu até seus últimos dias.

Sócia Fundadora do Clube Recreativo dos Professores de Itacoatiara, “Beré” como era carinhosamente chamada pelos amigos, era uma figura ilustre por sua alegria e participação nos diversos eventos realizados pelo Clube, onde aos domingos, reencontrava colegas de profissão, como também para extravasar suas alegrias pelo salão, sempre com suas roupas coloridas e aquele sorriso cativante, atributos que destacavam sua forte personalidade e trejeito marcante de ser.

Mesmo depois de aposentada, continuou muito popular entre seus colegas professores por ser uma mulher extraordinária e amiga.

Depois de lutar contra o agravamento da moléstia que lhe tirava a vida aos poucos, veio a falecer no dia 07 de fevereiro de 2010, aos 67 anos de idade, na cidade de Manaus, sendo sepultada no cemitério do Divino Espírito Santo, em Itacoatiara-AM, cidade que muito amou e escolheu para seu berço de morada.