Governador Omar Aziz e primeira-dama Nejmi Aziz prestigiam comemoração pelo Dia do Professor

Servidores da Educação no Amazonas festejaram na última sexta-feira (14), o Dia do Professor, data comemorada neste sábado (15), com uma feijoada no clube da Associação dos Empregados da Eletronorte (Assel), na estrada do Tarumã, zona centro-oeste. O governador Omar Aziz e a primeira-dama, Nejmi Aziz, prestigiaram a festa, que teve show musical ao vivo e sorteio de brindes.
 
Segundo o governador, a comemoração é um reconhecimento pelo empenho de professores e servidores para melhorar a qualidade da educação no Estado.
 
“O que me comove é o entusiasmo e a alegria de vocês, que têm se empenhado junto com a gente para melhorar nossos índices de educação”, disse Omar Aziz, após cumprimentar os presentes de mesa em mesa.
 
Uma das metas da administração Omar Aziz é melhorar o desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), elevando o Amazonas às primeiras colocações no ranking.
 
De acordo com os dados do último Ideb, em 2010, o Amazonas é o 3º Estado no ranking de crescimento no Ensino Médio e o 6º Estado brasileiro a apresentar a maior evolução em índices no Ensino Fundamental (Anos Finais). O Estado também evoluiu em todos os níveis, como no Ensino Fundamental (Anos Iniciais), onde já figura em 11º lugar no ranking nacional.
 
O governador ressaltou o reforço que vem sendo feito na infraestrutura física das escolas para acolher bem os alunos e aumentar a oferta de vagas, com destaque para o avanço do Ensino Integral no Estado. A meta de Omar Aziz é construir 36 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti’s), sendo 20 no interior, e chegar até 2014 com 50 unidades educacionais de tempo integral.
 
“Também estamos investindo em tecnologia, na valorização e no conhecimento do professor para melhorar a qualidade das aulas”, disse ele. Na atual administração, todos os professores da rede estadual da capital foram contemplados com notebooks e os do interior também estão tendo acesso ao equipamento.
 
O secretário Estadual de Educação, Gedeao Amorim, disse que cerca de 15 mil pessoas entre servidores da educação e familiares deveriam passar pelo evento. O dia de aula é compensado com reposição no calendário escolar. “Essa é uma festa tradicional no nosso calendário, que acontece todos os anos”, ressaltou.
 
Festividade
Como ocorre em todos os anos, o Governo do Estado por meio da Seduc procurou homenagear os professores da rede pública estadual com uma grande festa, neste ano realizada no clube da Associação dos Empregados da Eletronorte (ASEEL), em Manaus. A estimativa oficial é a de que 15 mil pessoas – entre professores e familiares – participaram do evento.
 
Em 2011, o objetivo da Seduc era realizar uma festa tipicamente brasileira, com direito à tradicional feijoada e a músicas populares, incluindo a participação do cantor Chico da Silva e ainda, Nunes Filho, Rodrigo Ranielly e a banda Kria Samba. 
 
Ao participar da festa, os professores tiveram acesso ao parque aquático do clube e participaram de sorteios de brindes, como televisores de LCD, tablets e passagens aéreas.
 
Durante o evento, o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, lembrou da importância dos professores para o desenvolvimento do país. “Pela nobreza e dificuldade de sua profissão, o dia dos professores deveria ser comemorado todos os dias, por isso nesse dia especial devemos prestar todas as homenagens possíveis, a esses que carregam o futuro do país nas mãos”, ressaltou o professor Gedeão Amorim.