Governador Omar Aziz abre a Semana da Pátria e do Amazonas

Governador Omar Aziz abre a Semana da Pátria e do Amazonas em cerimônia na Praça Heliodoro Balbi

O governador Omar Aziz abriu, na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, às 9h, a Semana da Pátria e do Amazonas e ressaltou a importância da mobilização dos estudantes no resgate de valores cívicos. A cerimônia de abertura ocorreu na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, com a participação da primeira-dama, Nejmi Aziz, do vice-governador José Melo e autoridades militares. A Pira Cívica foi acesa após estudantes de escolas públicas percorrerem ruas do Centro da cidade com a tocha, acesa horas antes na Igreja de São José Operário, na Praça 14, onde ocorreu a \’Benção do Fogo Simbólico\’.
            "Existe uma mobilização, principalmente por parte das escolas estaduais e municipais, para que essas datas sejam lembradas pelo esforço que nossos antepassados fizeram para que a gente possa ter a liberdade e ter o crescimento que nós temos", disse o governador ao destacar a participação dos estudantes nas comemorações do dia 5 de setembro, quando o Amazonas foi elevado à categoria de Província, e dia 7 de setembro, a Proclamação da Independência do Brasil.
            A programação, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem o apoio da Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Manaustrans, Guarda Metropolitana, Marinha, Exército e Aeronáutica. A Semana da Pátria e do Amazonas tem como tema \’A Educação e as Inovações Tecnológicas\’ e, segundo a Seduc, busca valorizar os símbolos pátrios com o objetivo de resgatar o civismo e favorecer o conhecimento sobre fatos históricos.
            "É um tema que todos nós estamos fazendo a partir do momento em que existe uma discussão e hoje a inovação é uma coisa que está na pauta de qualquer brasileiro. O Amazonas é fértil em discussões nessa área, principalmente com relação a nossa biodiversidade. Existe uma mobilização, principalmente, por parte das escolas estaduais”, enfatizou Omar Aziz.
            A cerimônia na Praça Heliodoro Balbi homenageou como \’Vultos Nacionais\’ os educadores João dos Santos Pereira Braga e Cinthia Régia Gomes do Livramento (In Memoriam), além de Rita Calderaro, presidente da Rede Calderaro de Comunicação, com a comenda de \’Mulher Amazonense\’.

5 de Setembro

A programação cívica terá continuidade na segunda-feira, 5 de setembro, com a homenagem ao primeiro governador da Capitania do Rio Negro, João Baptista de Figueiredo Terreiro Aranha, às 8h, na Praça da Saudade (Centro).
            No mesmo dia 5, a partir das 17h, acontecerá no Centro de Convenções (Sambódromo), o desfile escolar com a participação aproximada de 8 mil estudantes das redes estadual, municipal, particular de ensino, além de representantes de organizações não governamentais, instituições beneficentes, órgãos militares e comunidades estudantis de Manaus e da Região Metropolitana.
            Coordenado pela Seduc e tendo como base o tema da Semana da Pátria 2011, “Educação e as Inovações Tecnológicas”, o desfile retratará de forma criativa o uso das novas tecnologias na educação.
            De acordo com o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, as escolas utilizarão a temática do desfile cívico para apresentar as inovações tecnológicas já utilizadas no desenvolvimento do ensino no Amazonas. “Dentre os vários projetos a serem apresentados estão o uso da internet nas escolas, o premiado programa ‘Centro de Mídias’ por meio do qual o Governo do Estado leva o ensino a distância e via satélite a mais de mil comunidades rurais diariamente, a formação on-line de professores, dentre outros”, apontou.
            Finalizando as programações cívicas da semana, no dia 7 de setembro ocorrerá o desfile militar, no Centro de Convenções, a partir das 8h. No mesmo dia, às 17h, ocorrerá a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria com o ‘abafamento do fogo simbólico’ na Praça Heliodoro Balbi, Centro.

Fonte: AGECOM