Governador José Melo lança a campanha ‘Educação no combate ao Aedes aegypti’

ZICA

As escolas públicas do Amazonas entraram na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti. Nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, o governador José Melo, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, lançaram a campanha na zona leste de Manaus. Todas as 584 escolas públicas estaduais, mais as 501 municipais de Manaus, estarão envolvidas nessa mobilização inédita visando combater a proliferação do mosquito responsável por males como o Zika vírus, a febre Chikungunya e a Dengue.

Em consonância com uma mobilização nacional desencadeada pelo Ministério da Educação (MEC), o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, por meio das Secretarias de Estado e do Município de Educação (Seduc e Semed), estão mobilizando mais de 500 mil pessoas, entre professores, gestores escolares, técnicos em educação e estudantes na campanha “Educação no Combate ao Aedes aegypti”.

“O trabalho que já foi feito com as forças armadas, com a Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios já deu muito bons resultados, tanto é que superamos a tarefa que nos foi dada. E agora com a chegada da educação, vamos dizimar de uma vez por todas porque a educação tem a capilaridade enorme para a informação chegar em todas as casas e eliminar o mosquito”, afirmou o governador.

Além do trabalho que será realizado por todas as 584 escolas públicas estaduais do Amazonas e as 501 municipais de Manaus, a ação também reúne institutos federais de ensino, universidades, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, Forças Armadas, entidades religiosas, organizações não governamentais e lideranças comunitárias.

Corpo a corpo – O lançamento da campanha aconteceu na Escola Municipal Leonor Uchoa, na rua Xiborena, s/nº, São José I, zona leste. Na ocasião, Melo visitou residências para o corpo a corpo com a população. Em seguida, ele falou da campanha com profissionais da educação do interior através do Centro de Mídias da Seduc.

“Esta união é importante para que a gente possa combater na origem essas doenças todas decorrentes do mosquito, por isso estamos todos juntos, as secretarias e as escolas estaduais e municipais, as instituições federais e, principalmente, as Forças Armadas”, comentou o governador José Melo. Ele lembra que o Amazonas já tem um know-how no combate ao Aedes aegypti. “Temos experiência, desde quando estourou a Dengue anos atrás e fizemos um trabalho que inclusive serviu de modelo para o restante do Brasil. Estamos utilizando o mesmo mecanismo, a mesma estrutura, a mesma organização e o mesmo conceito que é de união”, disse.

O governador acrescentou: “O Amazonas foi um dos estados que mais resposta deu no combate ao mosquito da dengue, tanto é que reduzimos em 37,7%. Esse ano, com essa união toda vamos vencer esse mosquito que tanto estrago faz na vida da população”.

Conscientização – Com a campanha, haverá panfletagem nos bairros e um forte trabalho de conscientização nas escolas. Um trabalho de visitação abrangerá a distribuição de material informativo aos comunitários, panfletagem, orientação de combate à proliferação do mosquito e instruções práticas de como conter o avanço e proliferação do Aedes aegypti.

“Mobilizaremos nesta sexta-feira, todas as nossas 584 escolas por acreditarmos que podemos contribuir de maneira impactante com esta campanha já iniciada pelos órgãos de Saúde. Neste dia e não somente nele, motivaremos nossos estudantes matriculados em todos os níveis de ensino nos 62 municípios do Amazonas, além de nossos professores, técnicos, e também as famílias para juntos criarmos uma rede de multiplicadores para enfrentarmos o Aedes aegypti. Atendemos a um chamamento nacional e vamos ‘vestir a camisa’ por acreditar que com medidas educativas que envolvem ações práticas e mudança de comportamento, poderemos combater esse mal com maior eficácia”, informou o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva.

Além das visitações às residências, panfletagens em ruas e distribuição para alunos e sociedade, de material informativo, a campanha “Educação no Combate ao Aedes aegypti” pretende, sobretudo mobilizar os usuários de redes sociais a partir da criação da hashtag #ZikaZero. “Com a hashtag, esperamos propagar por meio de fotos, comentários, lembretes e instruções todo o trabalho que será desenvolvido na campanha. Dessa forma pretendemos sensibilizar a sociedade para a necessidade de medidas práticas em favor da saúde coletiva”, concluiu o secretário Rossieli Soares.

Pacto Federal – Além da mobilização nacional já ocorrida no último sábado, dia 6 de fevereiro, no dia 4 de fevereiro, em Brasília, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, lançou o Pacto da Educação contra o Zika, mobilizando entidades como o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e instituições de ensino público e privado de todo o país.

O Pacto é um compromisso do Governo Federal para promover ações que possam combater e minimizar os impactos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya.

De acordo o secretário Rossieli Soares da Silva, que participou como representante do Consed na instituição do Pacto, a ação é uma importante medida para minimizar os casos de Dengue, Zika vírus e Chikungunya  no Brasil. “Segundo o Ministério da Saúde, o Amazonas foi um dos cinco estados brasileiros que apresentaram redução no número de casos de Dengue em 2015, registrando uma queda de 37,7%. Com esse pacto firmado, a educação do Amazonas assume o compromisso de mobilizar estudantes, professores e toda a comunidade escolar para continuarmos reduzindo os índices dessas doenças”, afirmou o secretário.