Governador José Melo inaugura nova escola no conjunto Viver Melhor

1

O governador do Amazonas, José Melo, inaugurou na tarde desta sexta-feira, 18 de março, a Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira, localizada no Residencial Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. Somente neste ano, outras quatro unidades educacionais foram entregues na capital, o que resultou na criação de mais de dez mil novas vagas na rede pública do Estado.

A infraestrutura é de um centro de ensino de tempo integral com 24 salas de aula, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, laboratórios de informática e ciências e salas de música e dança. Apesar disso, para garantir um número maior de vagas para a comunidade, a escola funcionará em três turnos.

De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, esse é um modelo que devera ser adotado na maioria dos centros educacionais do Estado. “No futuro, todas as nossas escolas terão esse padrão. Pela falta de recursos, você não tem como mudar isso do dia para a noite, mas o Amazonas teve a coragem de começar, o que, em nível de Brasil, é o único experimento transformador, onde as atividades são multidisciplinares e onde existem laboratórios de informática, bibliotecas, enfim, todo um aparato para que professores e alunos possam aproveitar o que de melhor há na educação”, explicou Melo.

02

Investimento

O governador ressaltou que a educação é prioridade em seu governo, tanto que, mesmo com a crise econômica do País, já investiu mais de R$ 287 milhões no setor, em 2016. “A educação é um instrumento transformador. É a única força capaz de transformar uma criança num adulto. Se ele é bem formado aqui, evidentemente que as suas decisões serão sábias e vão beneficiar a população. Por isso, o nosso governo, mesmo com a crise, não para de investir”.

Com investimento total de R$ 17.951.816,00, a escola estadual possui capacidade para atender a mais de três mil estudantes, nas modalidades de ensino fundamental, educação de jovens e adultos, e ensino médio.

3

Benefícios

Projetada para dar atendimento educacional à comunidade do Santa Etelvina, a escola possui ainda ambientes administrativos e banheiros com adequações para pessoas com deficiência.

Mãe de três alunos matriculados na instituição, Silvana Magalhães disse que, graças à nova infraestrutura e gestão, os filhos aumentaram seu rendimento escolar. “Os meninos estão muito empolgados com a nova escola. Antes, eles estudavam longe de casa e tinham muito trabalho para ir e voltar. Agora que estudam pertinho de casa e com uma política mais disciplinadora, até as notas deles e o comportamento em casa melhoraram”, explicou a dona de casa.

4

Ceti de São Gabriel da Cachoeira

Neste sábado, 19 de março, no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), o governador José Melo irá inaugurar o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, cujo valor total da obra está orçado em R$ 14,195,982.39.

Com estrutura para atender 960 estudantes, matriculados no ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio na modalidade de tempo integral, o Ceti Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira também está equipado com 24 salas de aulas climatizadas, laboratórios de informática, laboratório de ciências, biblioteca, piscina semiolímpica, campo de futebol, quadra poliesportiva e refeitório. Além disso, a instituição conta com ambientes administrativos, sala para professores e técnicos, cozinha, banheiros com adequações para estudantes com necessidades especiais, entre outros espaços.

Entrega de tablets

Também no sábado, dia 19, José Melo, em uma ação inovadora, vai repassar tablets educacionais para 92 professores da rede pública municipal de educação de São Gabriel da Cachoeira. O repasse é parte das ações do Pacto pela Educação do Amazonas, lançado em setembro de 2015 pelo governo do Amazonas.

O repasse dos tablets é parte de um amplo projeto do Governo do Estado que tem como objetivo auxiliar todas as 62 prefeituras municipais do Amazonas a ampliar a qualidade do ensino. “Com o Pacto pela Educação do Amazonas, que é uma grande iniciativa do nosso governador José Melo, pretendemos auxiliar as prefeituras em um projeto conjunto para elevar a qualidade do ensino regional. Todos os professores da Seduc já receberam os tablets. Queremos estender o benefício agora para 28 mil professores municipais e os educadores de São Gabriel da Cachoeira também serão beneficiados por esta ação”, afirmou o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva.