Gestores participam de encontro informativo sobre implementação da Nova EJA

Fotos Eduardo Cavalcante (5)

Encontro informativo ocorreu via internet, por meio do YouTube .

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou, nesta sexta-feira (04/02), o Encontro Informativo para Implementação da Proposta Pedagógica e Curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Voltado para gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e apoio pedagógico, a atividade orientou os multiplicadores para o processo de socialização das informações.

O encontro ocorreu de forma virtual, sendo transmitido para todos os 62 municípios do Amazonas, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), pelo canal da Secretaria de Educação no Youtube. 

Com o objetivo de apresentar e orientar sobre as propostas curriculares, o encontro abordou temas como o papel do gestor, papel do pedagogo, a fundamentação legal, as mudanças e a organização curricular da proposta. Além disso, foram expostas as questões de evasão escolar e corresponsabilidades na EJA, reelaborando o planejamento necessário para a modalidade de estudo. 

A diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Adriana Antonaccio, reforça a importância desse engajamento com todos os servidores da educação para que, com a implementação da Nova EJA, os alunos tenham uma base de conhecimento, entendimento e maiores condições de eficácio nos estudos. 

“O lançamento das propostas é muito relevante nesse período, devido ao início do ano letivo e o recomeço com a implementação da Nova EJA. Dessa forma, estamos criando mecanismos de melhoria para que todos os gestores, professores, pedagogos compreendam que o nosso objetivo é dar todo o suporte necessário para que o aluno aprenda, acesse as plataformas e se sintam acolhidos”, afirma Adriana. 

Novo EJA – A reformulação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo aperfeiçoar as práticas educativas da modalidade, bem como minimizar a evasão escolar, otimizar o tempo de escolarização, e colocar a disposição do estudante uma modalidade atrativa, onde este sinta-se capaz de vencer os obstáculos do percurso escolar.

A gerente da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Menezes, reforça a ideia de que sua organização e funcionamento sejam incentivadores do atendimento aos estudantes e motivação para permanência e avanço nos estudos.

“A nova estrutura curricular foi organizada em semestres, com carga horária de 400h e oferta de 2 períodos de ingresso durante o ano. Tudo planejado para que o estudante possa concluir seus estudos com o tempo mais adequado, trazendo maior participação dos alunos e aulas presenciais apenas três dias da semana, sendo outros dias via ensino a distância”, diz a gerente.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc-AM