Gestores e membros do conselho escolar da CDE 7 realizam reunião sobre prestação de contas

WhatsApp Image 2023-11-14 at 16.41.05

A Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) reuniu, nesta segunda-feira (13/11), gestores e membros da equipe de recursos financeiros, no auditório da coordenadoria, localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, para tratar sobre o processo de prestação de contas 2023.

O período para a prestação de contas é de 30 dias, a contar de 20 de novembro. Os diretores das escolas têm este espaço de tempo para encaminhar, via Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), toda a documentação necessária como: ofícios, demonstrativos de despesas e extratos, para a sua respectiva CDE. A partir daí, os documentos serão enviados para o Gabinete da Capital e para a Gerência de Análise e Prestação de Contas (Gapc), onde serão analisados.

Os assessores de recursos financeiros da CDE 7 foram os responsáveis por passar as principais instruções e tirar dúvidas a respeito da prestação de contas. O assessor da CDE 7, Lúcio Canavarro, enfatizou a importância de prestar conta dentro do prazo definido.

O assessor também destacou o uso da plataforma Saber+, que reúne recursos pedagógicos e aulas produzidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), como uma importante ferramenta que pode auxiliar na prestação de contas.

“É importante porque lá tem todas as informações e documentações que a prestação de contas exige. Recebemos todas essas informações do setor de prestação de contas e iremos compartilhar e multiplicar com os diretores”, explicou o assessor.

Conselho Escolar

Anteriormente, os recursos financeiros eram geridos apenas pela Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC). A partir deste ano, ocorreu a implementação do Conselho Escolar em 100% das escolas da CDE 7, em que o diretor escolar assumiu a função de presidente do conselho.

A diretora da Escola Estadual (EE) Ayrton Senna e Anexo, Jeane Dantas, ressaltou que a reunião deste ano foi indispensável, pois muitos dos membros do conselho escolar foram eleitos pela primeira vez. Segundo a diretora, com a reunião, eles puderam entender melhor a respeito de como funciona o processo de prestação de contas.

“A tesoureira da nossa escola, eleita na eleição do conselho, está participando pela primeira vez. É importante para ela poder tirar dúvidas e entender questões mais específicas como a lisura”, explicou a diretora.

A secretária suplente do conselho fiscal da EE Senador Evandro das Neves Carreira (CMPM VI), Adenúbia Soares, foi convocada para representar o conselho fiscal na reunião. Para a secretária, é de suma importância a presença dos membros do conselho em reuniões como esta, para aprender e assim repassar as informações para as escolas.

“Nós temos a prestação todos os anos e é importante saber como funciona a prestação de recursos federal e estadual; para que, futuramente, a escola não seja prejudicada, ficando inadimplente”, explicou a secretária.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar