Gabinete Itinerante visita escolas da cidade de Parintins

WhatsApp Image 2018-05-29 at 11.33.30

O Gabinete Itinerante foi até a terra do Boi Bumbá para um dia intenso de atividades, vistoriando escolas e ouvindo professores e gestores da cidade. Comandadas pelo secretário de Educação, professor Lourenço Braga,  as visitas ao interior já se tornaram uma das marcas da gestão do secretário. Ao verificar de perto as necessidades, o titular da pasta consegue dar soluções imediatas para as demandas.

Na semana passada a equipe esteve em Itacoatiara acompanhando a inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, em Itacoatiara.

O grupo também vistoriou as obras de dois outros Cetis: de Presidente Figueiredo e de Humaitá. A ideia do secretário é inaugurar a unidade de Humaitá no mês de julho. “O governador Amazonino Mendes determinou que cuidássemos dessas obras para entregar à população”, destacou. No município de Presidente Figueiredo, o grupo ouviu os professores e gestores sobre as necessidades para melhorar a educação no município e o secretário de Educação informou que uma nova licitação está sendo preparada para concluir as obras do Ceti.

Gabinete

A iniciativa do secretário, em criar o Gabinete Itinerante, visa aproximar a comunidade escolar à gestão da SEDUC e consiste que um grupo de técnicos da Secretaria de Educação, coordenado pelo próprio titular da pasta, viaje ao interior do Estado realizando visitas técnicas para saber, in loco, das necessidades das escolas e soluciona-las de imediato.

As visitas começaram pela Região Metropolitana de Manaus (RMM) e os municípios de Manacapuru, Novo Airão, Iranduba e Rio Preto da Eva foram os primeiros escolhidos. Nas cidades, o grupo realizou reuniões com todo o corpo gestor das escolas estaduais e também com professores da rede no interior do Estado. “Saímos da sede para estarmos perto dos professores, dos gestores, dos técnicos administrativos e das merendeiras, que são as pessoas que fazem educação no Estado. Nós somos gestores da Educação, mas quem realiza educação são os profissionais na ponta”, ressaltou o secretário de Educação.

Nas conversas com os profissionais do interior, o secretário percebeu que muitas demandas, simples inclusive, estavam paralisadas de gestões anteriores e determinou imediatas providências para o atendimento.

Pedidos como a troca de aparelhos de ar-condicionado, bebedouros, substituição de telas de proteção contra pombos nos telhados e a reposição de utensílios de cozinha e carteiras escolares foram atendidas de imediato. “Vamos resolver todas as demandas e arrumar as pendências nas nossas escolas”, destacou Lourenço Braga.

O secretário também determinou intervenções mais demoradas, como as estruturais em algumas das escolas visitadas, pois percebeu a necessidade para o bem-estar dos alunos e corpo docente e técnico. A reforma e a construção de quadras foram determinadas pelo secretário nas escolas de Rio Preto da Eva para uma prática adequada de Educação Física.

Em Iranduba o trabalho será um pouco mais demorado, pois envolve reformas e pequenos reparos nas unidades educacionais da cidade, bem como nas escolas de Novo Airão e Manacapuru. A ideia do titular da Seduc é visitar todos os municípios do Estado. “Vamos a cada canto do Amazonas ouvir e verificar as reais necessidades”, explicou.