Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação promove reunião ordinária em Manaus

Secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia Federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC), deu início, nesta terça-feira (2), em Manaus, ao encontro “FNDE – Soluções Locais: Sempre perto para a Educação ir longe”.

Realizado no Centro de Convenções da Amazônia Vasco Vasques, o encontro teve como objetivo de prestar atendimento aos representantes municipais e estaduais responsáveis pelo segmento da educação pública, prestando orientação visando sanar pendências que dificultam o repasse de recursos federais para o financiamento de programas, projetos e convênios.

A programação contou com a participação do presidente do FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar, do secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, de secretários estaduais de Educação da região Norte do Brasil, de prefeitos municipais do Amazonas e também de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, iniciativas como esta do FNDE, são imprescindíveis para prover a manutenção e, sobretudo, para favorecer o maior desenvolvimento da educação pública no país. “Este é um encontro com o qual pretende-se auxiliar os municípios e Estados, oferecendo esclarecimentos, informações técnicas e orientações para assegurar o financiamento federal de projetos educacionais. Orientações desta natureza, são imprescindíveis, pois a partir dela, o financiamento para construções escolares, formação para professores e aquisição de insumos escolares poderão ser viabilizadas”, afirmou.

Rossieli Soares acrescentou que a escolha do Amazonas como um dos primeiros estados a ser visitados pela equipe do FNDE, esta associada à manifestação dos secretários estaduais de educação da região Norte, que em outubro de 2015, protocolaram junto ao MEC, a “Carta sobre o Fator Amazônico”, solicitando do Governo Federal uma atenção especial para com o financiamento da educação na região amazônica. “Os investimentos devem contemplar a todos, entretanto, se esses investimentos não forem empregados a partir de uma análise de necessidades reais, ele levará à ampliação das desigualdades. E é isto que vem ocorrendo e que nos motivou a alertar os entes federais”, afirmou o secretário de Educação do Amazonas.

O evento, em Manaus, também conta com a participação dos seguintes representantes do FNDE: Renilda Péres (Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais), Laisa Gomes (Chefe de Divisão da Coordenação de Análise de Infraestrutura (COINF); Vaniere Pestana (Técnica de Prestação de Contas) e Viceleno de Deus (Técnico de Monitoramento de Obras).

A reunião terá continuidade nesta quarta-feira (3), com a participação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante.