Filho de merendeira, estudante da rede pública estadual obtém vaga em curso de Medicina da UEA

Kennedy Chaves e sua mãe, Rosilene Chaves

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou na última semana a 2ª chamada para candidatos aprovados em seu vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS). Dentre os candidatos selecionados que ingressarão no ensino superior em 2016 está o estudante da escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), Kennedy da Silva Chaves. Com 19 anos completos e filho da profissional responsável pelo preparo da merenda na escola em que estudou (escola estadual Áurea Braga), o jovem comemora a aprovação para o curso de Medicina, um dos mais concorridos da instituição.

O nome do estudante figura entre os aprovados em Medicina e foi divulgado na 2ª chamada de classificados por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A relação está disponível no site da UEA (www.uea.edu.br) ou diretamente no link http://www.vunesp.com.br/viewer/visualiza.html?file=/ueam1505/UEAM1505_306_033497.pdf. Na divulgação oficial acessível no link mencionado, Kennedy da Silva Chaves é destacado como o último nome que consta na página 3 da relação.

Filho da merendeira Rosilene da Silva Chaves e do autônomo Reginaldo Chaves, Kennedy, que sempre foi aluno de escola pública, mostrou que apesar das dificuldades, toda a dedicação aos estudos é recompensada.

Aprovado para um dos cursos mais concorridos da UEA, o jovem falou que a sensação é a de ver uma meta alcançada e um sonho prestes a se consumar. “É a melhor sensação possível. É a certeza de que estou dando um passo importante para a construção do meu futuro. É uma alegria imensa também saber da felicidade de minha família que caminha junto comigo na busca desse sonho”, revelou Kennedy.

Sobre os méritos da conquista, Kennedy atribuiu o resultado à soma de vários fatores. “A dedicação aos estudos, o esforço pessoal, o incentivo da família e também a contribuição de meus professores e equipe escolar. Todos estes fatores contribuíram com o resultado alcançado”, mencionou.

Orgulho

Para a mãe de Kennedy, Rosilene Chaves, que é merendeira na escola estadual Áurea Pinheiro Braga e teve a oportunidade de acompanhar diariamente o esforço do filho, a aprovação é motivo de muita alegria e orgulho. “É uma alegria imensa, pois, talvez, de todos os candidatos à vaga, meu filho era o que possivelmente tinha menos recursos para investir em sua preparação. Estamos muito orgulhosos por essa conquista, pois ela representa a superação”, afirmou.

Dona Rosilene, que é mãe ainda de outros dois filhos, contou que sempre os incentivou a estudar e a acreditar que a educação é a base para alcançar uma trajetória de sucesso na vida. “Sempre procurei acompanhar de perto a vida escolar de meus filhos. A aprovação do Kennedy no vestibular mostra que todo esse incentivo vale a pena”, disse.

De acordo com a direção da escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), aproximadamente 30 estudantes da instituição foram aprovados em vestibulares de acesso ao ensino superior e vão cursar, em 2016, faculdades em universidades públicas.

Compromisso com os alunos

De acordo com o gestor da escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), unidade de ensino em que Kennedy estudou o ensino médio, Coronel Osimar Guedes, a preparação para as provas de ingresso ao ensino superior nas universidades públicas é um dos focos principais trabalhados pela escola todos os anos.

“Com aulas aos sábados, apostilas com conteúdos do vestibular e uma equipe de professores compromissados, buscamos preparar os nossos alunos para as provas de acesso às universidades públicas e o resultado tem sido positivo a cada ano”, afirmou o gestor, destacando que além do aluno Kennedy Chaves, aprovado em Medicina na UEA, outros 30 estudantes foram aprovados em vestibulares de acesso ao ensino superior e vão cursar, em 2016, faculdades em universidades públicas.