Feira Literartes é apresentada na escola Nossa Senhora de Aparecida

A Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida realizou nesta semana, sua Feira Literartes, divulgando as obras de renomados escritores da literatura brasileira. A feira favoreceu o contato dos estudantes com a leitura, proporcionando a eles um conhecimento mais aprofundado sobre os autores. Nesta edição, homenageou o artista Moacir de Andrade.

O evento aconteceu na última segunda-feira (06) na quadra da escola e os estudantes abordaram temas literários em forma de danças, poesias, dramatização e shows.

 
A turma da manhã do 1º ano do Ensino Médio fez apresentação de danças, voltadas para o ritmo da salsa e do bolero. Os alunos do 2º ano fizeram uma apresentação de rock nacional dos anos 80, com roupas da época e coreografias. Já os alunos do 3º ano declamaram poesias, dos escritores Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais e Cecília Meireles.

 
No turno vespertino, os alunos do 1º ano do Ensino Médio fizeram apresentações sobre as escolas literárias No estilo “Barroco”, foi retratado a obra do autor Pedro Teixeira; no “Arcadismo” o trabalho de Gregório de Matos e no “Romantismo” a obra de Pe. Antônio Vieira.

 
Já os alunos do 2º ano fizeram apresentações de Música Popular Brasileira (MPB), apresentando o trabalho dos artistas Raul Seixas, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. A turma do 3º ano encenou a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues e “Lisbela e o Prisioneiro” de Osman Lins.

 
No turno da noite os alunos do 1º ano também declamaram poesias de Manuel Bandeira com a obra “O Belo”; a turma de 2º ano encenou a obra de Castro Alves “Navio Negreiros” e o 3º ano encenou a obra “Gabriela Cravo e Canela” e também “Dona Flor e seus dois Maridos”, de Jorge Amado.

 
Literarte

 
O projeto surgiu por iniciativa dos professores Augusto Braga, Andréa Matias e Terezinha Gomes. A gestora da escola, professora Maria Lenize Gomes explicou que o principal objetivo da feira é favorecer o conhecimento e estimular a participação dos estudantes, integrando os turnos da manhã, tarde e noite.