Exposição ‘Aurtistas’ reúne trabalhos de alunos com TEA da EE Senador Flávio Brito

Educação_profesor idalizado do projeto com os alunos artista_fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (54)

A atividade foi realizada por estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental e contou com a mostra dos quadros.

A Escola Estadual (EE) Senador Flávio da Costa Brito, localizada na Compensa, zona oeste de Manaus, promoveu a 1ª Exposição de Artes de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade marca o “Abril Azul”, em atenção ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril. 

Denominada “1ª exposição de Artes: A(u)rtistas no mundo do autismo”, a exposição, realizada pelos estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, aconteceu na tarde de sexta-feira (05/04) e foi aberta aos pais e responsáveis dos estudantes. 

Tendo como base as obras do pintor e escultor espanhol Joan Miró, os alunos  utilizaram as cores vivas e traços presentes na obra do artista para produzir seus próprios quadros e trabalhar a coordenação motora, a percepção visual, a mistura de cores e a criatividade.

A diretora da EE Flávio da Costa Brito, Lucicleia Aquino, explicou que o projeto foi desenvolvido pelo professor Isaque Viana utilizando a Sala de Recursos Multifuncionais, e que a atividade permitiu mais essa aproximação entre os pais e a escola. 

“As crianças têm essa facilidade e gostam de reproduzir desenhos. Nós aproveitamos essa vontade deles para elaborar essa atividade. Podemos ver que as crianças desenvolvem não só a fala, como também a escrita e essa parte artística deles”, destacou a diretora.

Produção das obras

Contando com a participação dos sete alunos da escola que participam da Sala de Recursos Multifuncionais, o projeto surgiu com o objetivo de levar o conhecimento teórico, ensinado em sala, para o lado prático. 

Produzindo suas obras na sala sob a orientação do professor, os estudantes também puderam trabalhar seu bem-estar por meio da “Arte Terapia”, onde, durante a produção, eles ouviam músicas enquanto pintavam seus quadros e trabalhavam sua coordenação manual.

O professor de atendimento educacional especializado e idealizador do projeto, Isaque Viana, contou que, mais do que tudo, este trabalho tem o objetivo de demonstrar a capacidade dos estudantes. 

“Eles se sentiram muito capazes e felizes. E poder mostrar para os pais, também, a necessidade de desenvolvermos esse tipo de atividade, da sala de recurso, e o trabalho que estão fazendo que certamente irá ajudar muito no desenvolvimento desses alunos”, disse o professor.

A exposição

Utilizando uma das salas da escola, a exposição dos estudantes se inspirou, também, na exposição imersiva do pintor Van Gogh. A sala contou com ornamentação, música ambiente e os quadros dos alunos ficaram pendurados em fios para que todos os visitantes pudessem, não apenas visualizar, mas também interagir com as obras.

Habner Ferreira, 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental foi um dos artistas da exposição. Em seu quadro intitulado “O Homem Correndo”, o estudante usou a mistura de cores, algo que alegra o aluno. 

“Eu usei tinta e as cores vermelho, amarelo, verde, azul e rosa para fazer o quadro. Eu misturei amarelo com azul, branco com vermelho e eu gostei de pintar”, disse o aluno.

Jéssica Ferreira, mãe do Habner, compartilhou que fica muito feliz em poder ver o aluno tão empolgado com uma atividade, e poder participar de uma exposição com um trabalho que ele fez é um muito emocionante para ela como mãe.

“O Habner gosta muito de pintar e desenhar, então quando o professor contou que teria essa exposição ele ficou muito animado. É emocionante chegar na escola, ver um quadro que ele fez, o dos outros colegas e mostrar que eles são capazes”, contou a mãe do aluno.

Texto: Andrya Pietra

FOTOS: Eduardo Cavalcante∕ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar