Estudantes participam de palestras para acesso ao ensino superior

Com o objetivo de fornecer aos estudantes finalistas do ensino médio informações atualizadas sobre mercado de trabalho, fundamentos sobre vocação profissional e divulgar programas de ingresso no ensino superior, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Distrital 5, promoveu nesta quarta-feira (25) um ciclo de palestras direcionado a 750 alunos de escolas públicas estaduais da zona leste de Manaus.

Com o tema “A formação acadêmica e o mundo do trabalho”, o seminário foi realizado no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral ‘Elisa Bessa Freire’ (bairro Jorge Teixeira), nos turnos matutino, vespertino e noturno, reunindo 131 turmas de 23 escolas públicas estaduais.

Conforme a coordenadora do Distrito 5, professora Nazaré Vicentim, o encontro integra um plano de metas estabelecido no início do ano letivo e busca sensibilizar os estudantes do 3º ano do ensino médio para a importância da formação acadêmica como instrumento de inserção social e preparo para o mundo do trabalho. “Mais de 700 alunos tiveram acesso às palestras. Dialogando com os palestrantes, eles conheceram as exigências do mercado de trabalho, recebendo o incentivo para valorizar os estudos visando o sucesso profissional”, explicou.

O seminário contou com palestras do diretor geral do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), José Pinheiro, do médico José Augusto Onety, da administradora Paula da Barros Onety, da mestre em Engenharia Márcia Barbosa e da mestre em Educação Jocicleia Printes.

Na palestra que deu início ao evento, o diretor geral do Ifam, que também é doutor em Ciências da Computação, falou sobre sua trajetória como estudante e frisou aos jovens que o sucesso profissional está relacionado à dedicação aos estudos e ao empenho em querer aprender sempre mais. “Os jovens precisam ter claro que, os mais capacitados, geralmente conquistam as melhores oportunidades”, apontou José Pinheiro.

O médico e professor universitário José Onety alertou os jovens para a importância da formação escolar. “Se a pessoa pretende ser um advogado bem sucedido, deve perseguir esse sonho desde o seu ensino fundamental, buscando um sentido para o seu empenho enquanto estudante”.

Pertencente a uma família de nove irmãos, José Onety falou de sua trajetória educacional, ressaltando que a perseverança sempre é recompensada. “No campo profissional, o fator ‘sorte’ não existe sozinho, ele vem acompanhado de dedicação e competência”, afirmou.

Motivação e preparo

Ao participar do seminário e conhecer as experiências vivenciadas pelos palestrantes, muitos jovens sentiram-se motivados a investir nos estudos. Roseane Gomes, 17, que é aluna da escola estadual José Cláudio Mestrinho, achou interessante a iniciativa da Seduc em promover a formação que, segundo ela, trouxe motivação para quem está prestes a fazer o Enem. “Estou me preparando com o objetivo de ingressar na faculdade de Direito. Concordo com todas as orientações que os palestrantes nos deram e acredito que o estudo pode nos oferecer um futuro confortável”, disse a jovem, acrescentando que sua escola tem ajudado bastante na preparação para o Enem.

O jovem Elias Emanuel Campos, 17, estudante da escola estadual Isaac Swerner, conta que achou bastante interessante o ciclo de palestras. O jovem pretende cursar faculdade de Filosofia e disse que certas orientações são essenciais para conduzir os mais novos pelos melhores caminhos. “Conhecer as experiências de quem enfrentou com coragem nossos mesmos desafios é muito gratificante”, comentou Elias.

Projetos e Resultados

A coordenadora do Distrito 5, explicou que uma série de projetos educacionais estão sendo desenvolvidos pela Seduc na área da zona leste de Manaus e que os resultados já podem ser constatados. “No último ano, o aprendizado dos alunos ganhou reforço e permitiu que avançássemos 7,22% em nossos índices de aprovação escolar. Temos agora a meta de atingir 90% de rendimento ao final deste ano”, apontou Nazaré Vicentim.

A exemplo do Distrito 5, outros Distritos da Seduc na capital e coordenadorias do interior realizam trabalho similares. Recentemente, a coordenação da Seduc em Parintins também organizou um seminário voltado para estudantes do Ensino Médio e lançou uma cartilha com orientações sobre programas do Governo Federal que facilitam o ingresso do jovem no ensino superior.