Estudantes do Ensino Médio podem se inscrever no Prêmio ‘Jovem Cientista’

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para o ‘XXV Prêmio Jovem Cientista’.  Direcionado a estudantes do Ensino Médio, do Ensino Superior e também graduados, o prêmio é considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos jovens cientistas brasileiros e nesta edição tem como tema “Cidades Sustentáveis”, premiando ideias que possam transformar o espaço urbano em ambientes de sustentabilidade ecológica.

No Amazonas, o prêmio conta com o apoio e divulgação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que por meio de sua Gerência de Ensino Médio tem mobilizado escolas da capital e do interior para participar do programa, favorecendo a iniciação científica dos jovens.

As inscrições são de caráter individual e podem ser realizadas até o dia 31 de agosto, via internet, no endereço www.jovemcientista.cnpq.br.

O Prêmio Jovem Cientista é um projeto instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Destinado aos jovens que se interessam em criar projetos para ajudar a sociedade a solucionar, de forma criativa e viável, os problemas encontrados no dia a dia, o Prêmio tem como objetivo estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e profissionais que buscam soluções para os desafios da realidade brasileira.

Neste ano, quatro categorias serão premiadas: ‘Estudante do Ensino Médio’, ‘Estudante do Ensino Superior’, ‘Graduado’ e ‘Mérito Institucional’.

Na categoria Ensino Médio poderão participar estudantes, com idade inferior a 25 anos,  matriculados regularmente em escolas públicas ou privadas do Ensino Médio.

Na categoria ‘Mérito Institucional’ serão premiadas uma instituição de Ensino Superior e outra de Ensino Médio que registrarem o maior número de trabalhos avaliados com ‘mérito científico’.

Premiações

Como estímulo à participação, o programa oferecerá premiações para todas as categorias. Na categoria ‘Ensino Médio’ serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar, todos com laptop, impressoras multifuncionais e bolsas de Iniciação Científica Júnior, concedidas pelo CNPq.

Na categoria ‘Ensino Superior’, serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente com as quantias de R$ 15 mil, R$ 12 mil e R$ 10 mil, além de receberem bolsas científicas do CNPq.

Na categoria ‘Graduados’ serão premiados também os três melhores trabalhos, com as quantias respectivas de R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 15 mil.

Por fim, na categoria ‘Mérito Institucional’ serão premiadas uma instituição de Ensino Médio e outra de Ensino Superior, ambas com R$ 35 mil.

Conforme regulamento, o Prêmio também reconhecerá até nove professores (ou pesquisadores) que tenham orientado os candidatos vencedores na categoria ‘Estudante do Ensino Médio’, bem como as três escolas dos alunos premiados. Neste caso, orientadores e escolas receberão laptops e impressoras multifuncionais.

Nesta edição do Prêmio, as escolas do Ensino Médio que inscreverem pelo menos 30 trabalhos receberão uma placa personalizada de “Instituição Incentivadora da Pesquisa no Brasil”.

A entrega das premiações será realizada pela presidente Dilma Rousseff e a cerimônia, com data a confirmar, reunirá autoridades governamentais e expoentes da área da Ciência e Tecnologia.