Estudantes do Colégio Brasileiro doam mantimentos ao asilo São Vicente de Paula

A população mundial está ficando cada vez mais idosa. Até mesmo o Brasil, outrora celebrado como o país dos jovens, agora tem 7,4% de sua população na “melhor idade” segundo o último censo (2010), que também prevê o aumento substancial deste índice nos próximos anos. O que infelizmente não tem crescido na mesma proporção é o respeito para com a população idosa.

Com o objetivo de mudar esta situação, o Colégio Brasileiro Pedro Silvestre desenvolve, há seis anos, o Projeto “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”,que promoveu nesta semana a entrega de 100 cestas básicas, 80 cestas de higienização e 150 kg de frango aos idosos do asilo São Vicente de Paula, localizado no bairro de São Raimundo.

A atividade faz parte do projeto, que visa promover um convívio direto entre os estudantes e os idosos que vivem em asilos, incentivando a solidariedade, o respeito e principalmente proporcionando a troca de experiências entre ambos. O projeto é desenvolvido pelo Colégio Brasileiro, entre os meses de agosto e dezembro e durante o período, cada turma da escola, “adota” um idoso do asilo, a quem têm que fazer visitas periódicas, nas quais são realizadas leituras compartilhadas, conversas e a troca de experiências de vida.

Segundo o idoso José Miranda da Silva, de 72 anos, as visitas são aguardadas com grande entusiasmo pelos idosos. “Às vezes o meu apartamento fica cheio de estudantes. Eles são muito curiosos, gostam de falar, mas também prestam muita atenção no que falamos; eu procuro sempre dar conselhos a eles, ajudando-os superar os desafios da vida, os quais eu conheço bem”, declara.

O estudante Fabrício Monteiro, 17, que cursa o 2° no Colégio Brasileiro, mora com os avós e participa do projeto para praticar a solidariedade. “A solidariedade é uma coisa escassa na adolescência, pensamos muito em nós mesmos e esquecemos que outras pessoas precisam da gente, aqui é um bom lugar para olharmos para o lado”, revela Fabrício.

O estudante do 3°ano do Ensino Médio, Ronan Pacheco, 17, já foi várias vezes ao asilo, e diz que já há uma grande afinidade entre os alunos e os idosos. “Muitas vezes as pessoas que vivem aqui são esquecidas pela família, então elas desabafam conosco, o que nós também acabamos fazendo quando estamos com problemas. Isso nos aproxima muito”, revela Ronan.

Um dos mais queridos dos alunos no asilo São Vicente de Paula é o poeta Antônio Jerônimo Cordeiro, de 81 anos, que entre uma história e outra, recita suas belas poesias, que falam de perseverança, fraternidade e liberdade. Ele vive a seis anos no abrigo e diz adorar a presença dos alunos no local.“O ambiente fica mais agradável quando eles estão aqui, eles trazem luz para cá, por isso esse projeto tem que caminhar sempre, não pode parar”, disse.

Doação

A entrega das doações, no asilo São Vicente de Paula, foi feita pelos alunos, que segundo o gestor do Colégio Brasileiro, Amin Hadad, no mês de outubro, em comemoração ao Dia do Idoso, farão um show cultural no asilo, e em dezembro, darão presentes de natal aos idosos. “A intenção é que mesmo depois do fim do projeto os alunos continuem visitando os idosos e praticando a solidariedade”, anunciou o gestor.

O Asilo São Vicente de Paula, localizado no bairro de São Raimundo, zona centro-oeste de Manaus, se mantém de doações e atualmente atende 68 idosos.

Localizado na Avenida 10 de julho, no centro de Manaus, o Colégio Brasileiro Pedro Silvestre faz parte da Coordenadoria Distrital 1 da Seduc.