Estudantes do Amazonas participam de Congresso Brasileiro de Química em João Pessoa

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Quatro alunos da Escola Estadual Ernesto Pinto Filho, localizada no conjunto Galileia, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, participam do 59º Congresso Brasileiro de Química, em João Pessoa, no estado da Paraíba. As atividades iniciaram na última terça-feira (05/11) e seguem até esta sexta-feira (08/11), e têm como propósito discutir pontos importantes do uso da Química na sociedade tecnológica.

Durante o evento, os estudantes participam de uma série de palestras e oficinas destacando a importância da química para a população. A estudante Vanessa Santos, do 1º ano do ensino médio, apresentou o projeto “Aprendendo a tabela periódica por meio de painel e telejornal”, que buscou elaborar atividades lúdicas para falar da Tabela Periódica de forma mais simplificada e objetiva.

A equipe escolheu o tema para homenagear os 150 anos da Tabela Periódica, comemorado em 2019. “Este ano foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Desenvolvemos o projeto com 35 alunos do turno noturno, através de exposição teórica do conteúdo, aplicação do jogo de tabuleiro sobre a tabela, confecção do painel da tabela, e finalizamos com a produção em vídeo do telejornal de comemoração dos 150 anos”, contou a estudante.

Ainda conforme Vanessa, o resultado foi bastante positivo já que os alunos compreenderam a parte teórica e aplicaram no desenvolvimento do trabalho. “Sem dúvida foi um grande aprendizado já que fomos nos tornando protagonistas do processo desde a primeira semana, quando realizamos a exposição do conteúdo e um teste em sala de aula, 70% dos alunos mostraram dificuldade. Já após o desenvolvimento do trabalho, 98% da turma obteve resultado positivo nas provas”, disse.  

Feproquim – A Feira de Projetos de Química é parte da programação do Congresso Brasileiro de Química e tem por objetivo incentivar os estudantes do nível médio e técnico a desenvolver projetos de pesquisa experimentais, na área de Química, que contribuam para a compreensão dos fenômenos que envolvem conhecimentos científicos.

Durante a feira, Suelen Silva, Fernanda Pereira e Daniel Santos, do 3º ano do ensino médio, apresentaram o projeto intitulado “Utilização da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta facilitadora para o ensino de substâncias orgânicas”, que tem como objetivo apresentar e explicar as funções orgânicas, moléculas e nomenclatura de forma lúdica e interativa.

Os alunos apresentam o resultado de suas pesquisas em forma de maquetes e pôsteres. Esses estudantes passam a concorrer com instituições e alunos de todo o Brasil para receber uma premiação ao final do evento.


A estudante Fernanda Pereira, relata que o grupo resolveu escolher este tema visto a grande contribuição para o ensino atual. “Apesar de a tecnologia da Realidade Aumentada não ser nova, o seu potencial para a educação está apenas começando a ser explorada. Dessa forma, a interação do mundo real com o mundo virtual pode trazer experiências mais reais dentro de sala de aula, aumentar a atenção e a motivação dos alunos”, enfatizou.

De acordo com a professora orientadora professora Ana Caroline Duarte, entre todas as escolas selecionadas, a instituição é a única da rede estadual que participa do Congresso. “Vale salientar que das escolas que participaram, fomos a única estadual. Estamos disputando com Instituto Federal e escolas particulares, o que pra gente é um grande orgulho, poder representar a secretaria de estado num evento tão importante para a sociedade”, comenta.

A professora destaca, ainda, o estímulo causado à comunidade escolar com a ida dos alunos ao Congresso. “A participação desses alunos nesse evento foi de grande importância tanto para a escola quanto para a comunidade, pois possibilita aos alunos a vivenciar oportunidades e ter experiência fora do ambiente e escola, mostrando que são capazes de produzirem ciência”, salienta.

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL