Estudantes de escola pública do interior do Amazonas são premiados na 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

premiação 2 OBSMA (6)

O projeto de alunos da Escola Estadual Pe. José Schneider, do município de Santa Izabel do Rio Negro, no Amazonas, foi premiado na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), que é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A Cerimônia de premiação aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro.

Na 9ª edição da Obsma, os estudantes concorreram com cerca de 1.120 projetos de toda a Região Norte e conseguiram o feito de conquistar o primeiro lugar. Para receber o prêmio, ganharam uma viagem ao Rio de Janeiro e participaram do evento de entrega das placas para o melhor Projeto da Região Norte.

WhatsApp Image 2018-12-12 at 10.50.59Projeto – O projeto, que tem por nome “Knosi Road”, foi desenvolvido no período de dois anos, e consiste no desenvolvimento de um jogo para computador que conscientiza as pessoas sobre a conservação do meio ambiente e cuidados para não poluir, e ainda diferentes temáticas ambientais.

O objetivo do projeto não era concorrer em algum prêmio, como explica o idealizador do projeto e professor de Filosofia, Paulo Roberto de Souza. “Foi uma experiência incrível. No início o projeto não foi para ganhar prêmio, era apenas uma atividades que os alunos gostam bastante. Foi uma ideia de criar uma aula diferenciada, criativa. Foi uma surpresa, e receber o prêmio e fazer a escola ser reconhecida é algo emocionante”, disse Souza, que tem mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas.

Cerimônia Premiação – A premiação aconteceu no auditório do Museu da Vida, no Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro. Mais de 70 estudantes e professores representantes dos trabalhos selecionados na etapa regional e para o prêmio especial Ano Oswaldo Cruz participaram da grande celebração na sede da instituição, de acordo com a comunicação da Obsma.

“O trabalho realizado no projeto do jogo, aborda a questão sobre o meio ambiente, a questão da poluição e isso foi relevante porque conduziu jovens a pesquisa, mostrando a realidade do meio ambiente, os alunos refletiram sobre essa temática, e trouxe conhecimento para eles”, enfatiza Paulo.

A escola José Schneider, conquistou o primeiro lugar na categoria dos Projetos de Ciências, pela Região Norte, de alunos do Ensino Médio. Os vencedores receberam placas, medalhas, troféus e certificados.

A lista completa dos premiados na 9ª edição da Obsma, você confere pelo site: http://www.olimpiada.fiocruz.br/lista-premiados-9obsma.

Escola – A Escola Estadual Pe. José Schneider, atende 902 alunos ativos. Nas série 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de ensino integral e mediação tecnológica, Ensino Fundamental Indígena e EJA.

Sobre a Obsma – É um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o País. Dentre os principais objetivos da Obsma, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

Criada em 2001, a Obsma busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.