Estudantes de escola estadual da zona Sul recebem projeto de incentivo à leitura

Fotos Eduardo Cavalcante (19)

O projeto Biblioteca Volante leva atividades como narração de histórias, brincadeiras e oficinas de criação literária

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) Natália Uchôa, participaram na manhã desta quinta-feira (05/05) das atividades do projeto “Biblioteca”. Iniciativa promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa que integra o programa Mania de Ler que consiste em uma Kombi que comporta uma biblioteca adaptada com cerca de 600 obras de literatura infanto-juvenil, entre livros e gibis.

O projeto também oferece narração de histórias e leitura mediada para crianças. A professora Denise Bezerra, que agendou a visita da biblioteca itinerante à escola, falou sobre a importância do incentivo à leitura. 

“Esse projeto acontece justamente para que o aluno tenha essa iniciação no mundo da leitura. Aqui a gente tem gibi, livros infantis e na biblioteca da escola a gente também tem disponível um acervo bem amplo pros alunos estarem pesquisando, logo o projeto é mais uma estratégia que nós disponibilizamos para o aprendizado das crianças”, explicou a professora Denise Bezerra. 

O estudante Kazui Cezar, de 11 anos, gostou bastante da atividade diferenciada. “Eu gostei muito dessa atividade “Mania de Ler”, eu gosto muito do gibi da Turma da Mônica e dos gibis em geral, eu sempre vou até a biblioteca da escola emprestar livros para eu ler em casa”, contou o estudante. 

Já Isis Lana,  escolheu para a sua leitura, a obra “101 Mulheres da Ciência”. “Esse livro fala sobre as mulheres que mudaram a ciência, como a Mary, que era médica e matemática e eu me inspirei muito nela, porque meu sonho era ser médica”, finalizou a estudante. 

O programa– O Mania de Ler é um programa do Departamento de Literatura da SEC que tem o objetivo de estimular a leitura, desenvolvendo a dramatização de clássicos de literatura, oficinas e leitura mediada.

O programa já levou atividades para escolas de 25 bairros, em seis zonas de Manaus, além de atender municípios como Autazes, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Parintins.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc