Estudantes da rede pública estadual são maioria no PSC

Os estudantes da rede pública estadual de educação conquistaram mais da metade das vagas oferecidas no último Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Neste ano, a rede pública estadual de ensino foi responsável por 60% das aprovações, com 1.861 alunos aprovados no processo seletivo que ofereceu 2.626.

 

Entre as escolas públicas, a que mais aprovou estudantes por meio do PSC foi o Colégio Amazonense D. Pedro II (Manaus), com 85 alunos aprovados, seguido pela escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (Manaus), com 60 aprovados, escola estadual Deputado Vital de Mendonça (Itacoatiara) com 57, escola estadual Petrônio Portela (Manaus), com 47 e Instituto de Educação do Amazonas (IEA/Manaus), que registrou 45 aprovados.

 

De acordo com dados da Ufam, os estudantes da rede pública estadual de ensino também se destacaram ao obter pontuações expressivas, resultando na obtenção de vagas nos cursos mais concorridos da Universidade, como Medicina e Direito.

 

Para o Secretário de Estado de Educação do Amazonas, professor Gedeão Amorim, os resultados sempre crescentes obtidos pelos estudantes da rede pública no PSC da Ufam demonstram de maneira clara que as políticas educacionais desenvolvidas pelo Governo do Estado trazem resultados positivos. “O sucesso dos estudantes é a razão de todo nosso trabalho. Quando percebemos que a cada ano estamos avançando nos índices educacionais e obtendo resultados positivos somos estimulados a dar continuidade às ações que vêm dando certo”, disse o secretário da Seduc.

 

Rede pública tem aprovados em Direito e Medicina

 

A maior pontuação dentre os alunos da rede pública estadual que concorreram no PSC foi obtida pelo estudante do Colégio Amazonense D. Pedro II, John Elton Nascimento de Oliveira, 18, que alcançou 384 pontos, sendo aprovado no curso de Medicina. “Recebi com muito entusiasmo a notícia da aprovação e mais ainda a de que alcancei a maior pontuação dentre os alunos da rede pública. Algumas pessoas não acreditavam que eu conquistaria a vaga no curso de medicina, mas mostrei que é possível”, revelou o jovem, acrescentando que sua conquista foi resultado de muito estudo e leitura.

 

Estudante da escola estadual Maria Amélia do Espírito Santo (Manaus), o jovem Marcos Paulo Maciel Alencar, 16, alcançou a segunda maior nota do PSC, dentre os alunos da rede pública estadual. Com 360 pontos, ele foi aprovado no curso de Direito (Noturno) e diz ter realizado um sonho.

 

“Fiquei muito alegre com a conquista da vaga e ao saber que fui o segundo colocado da rede pública. Às vezes achamos que é impossível conseguir, mas com dedicação conseguimos ir além dos nossos objetivos”, ressaltou o estudante.

Marcos Paulo contou que decidiu optar pelo curso de Direito neste ano e diz ter se identificado com profissão pelo simples fato de ter uma grande facilidade em memorizar assuntos na área de Humanas e por entender que o curso lhe abre grandes oportunidades.

 

Interior

 

As escolas públicas do interior do Amazonas também fizeram a sua parte, com os estudantes conquistando um grande um grande contingente de vagas e alcançando expressivas pontuações.

 

Dentre os que obtiveram as melhores pontuações destaca-se a jovem Juliana Azevedo, da escola estadual Enery Barbosa dos Santos (Nhamundá), que alcançou 237 pontos sendo aprovada no Curso de Comunicação Social; a estudante Raiane Rocha, da escola estadual Duque de Caxias (Tabatinga) que obteve 201 pontos, sendo aprovada no curso de Letras; Francisvana Azevedo, aluna do Colégio Nossa Senhora do Rosário (Itacoatiara) que alcançou 264 pontos e foi aprovada no curso de Ciências Farmacêutica; Tayana Menezes, da escola estadual Oswaldo Cruz (Coari), que obteve 255 pontos e ingressará no curso de Fisioterapia.  

 

 

Calouros deverão fazer cadastro online

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa aos estudantes aprovados no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que antes da efetivação das matrículas na Universidade, é necessário ao calouro o preenchimento de um cadastro no site calouro.ufam.edu.br

 
O prazo final para este cadastro online vence no dia 22 de janeiro e após sua realização os candidatos classificados no PSC deverão comparecer no período de 24 a 27 de janeiro de 2011 na sede da Ufam para efetivar suas matrículas.