Estudantes da rede pública estadual falam sobre a satisfação de conduzir a Tocha Olímpica em evento oficial

2

No último final de semana, a cidade de Manaus se voltou para acompanhar a passagem do maior símbolo das Olimpíadas – a Tocha Olímpica. Personalidades diversas tiveram a oportunidade de participar do momento singular, incluindo estudantes da rede pública estadual, dentre as quais: Milena Coelho Leal, 13, e Rayanna Leite da Costa, 15, ambas estudantes do 9º ano do ensino fundamental do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Marcantônio Vilaça II (CMPM II), localizada no bairro Cidade Nova.

As estudantes conquistaram o privilégio de conduzir a Tocha ao ser premiadas no concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e regionalmente coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A escola das estudantes – Ceti Marcantônio Vilaça 2 (CMPM II) – foi a instituição de ensino no Amazonas selecionada para participar do concurso. A escolha da unidade de ensino pelo MEC teve como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental (anos finais) da instituição, que registrou 6.2 em 2013.

Satisfação

De acordo com Milena Coelho Leal, participar do momento olímpico foi muito gratificante, um motivo de orgulho, inclusive, para a sua escola. “Participar desse momento foi uma oportunidade única, algo que entrará para a história do nosso país. Para minha escola, ter duas estudantes participando desse evento é muito gratificante”, afirmou Milena, que em sua dissertação enfatizou a importância do espírito olímpico nas competições, abordando a superação diária de obstáculos pelos atletas, inclusive dos atletas paralímpicos.

Já para a estudante Rayanna Leite da Costa, acompanhar os condutores da Tocha Olímpica foi um momento de muita emoção e entusiasmo. “Para mim, participar desse momento foi muito emocionante, principalmente por ter sido uma das primeiras pessoas a tocar na Tocha Olímpica”, contou Rayanna, entusiasmada.

Também participou do revezamento, a aluna Ingra Lorrene, 17, estudante da escola estadual Coronel Fiuza, localizada no município do Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus). A jovem que cursa o 3º ano do ensino médio foi escolhida por meio de uma seletiva coordenada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Concurso

Coordenado no Amazonas pela Seduc, o concurso de redação é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que no ensejo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, visou estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade, excelência e os valores paralímpicos, de determinação, coragem, igualdade e inspiração. O concurso foi promovido nos municípios brasileiros por onde a Tocha Olímpica passou.

Assim como as estudantes Milena Coelho Leal, Rayanna Leite da Costa e Ingra Lorrene, demais alunos da rede pública estadual do Amazonas também participaram das programações de condução da Tocha Olímpica, selecionados por empresas patrocinadoras oficias do evento esportivo.