Estudantes da rede pública estadual do Amazonas são classificados para a fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

maxresdefault

A comissão julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro divulgou a relação dos estudantes classificados para a fase regional da competição, que acontecerá entre os dias 25 de outubro e 18 de novembro. Cinco estudantes da rede pública estadual do Amazonas avançaram para a próxima fase da competição educativa.

Para a fase regional da olimpíada, foram classificados os seguintes estudantes: Gabriel Cruz Hayden, aluno da escola estadual Lucinda Félix de Azevedo (bairro Japiim, Zona Sul de Manaus); Angelo Raphael Albuquerque Ferreira, aluno da escola estadual Almirante Barroso (bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-sul de Manaus); Fernanda Castro da Silva Sena, aluna da escola estadual Nossa Senhora de Nazaré (Manacapuru); Yanca Fragata dos Santos, aluna da escola estadual Gentil Belém (Parintins); e Irley Alves Gomes, estudante da escola estadual Francisca Mendes (Eirunepé).

De iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, a Olimpíada é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). No Amazonas, a competição tem como entidade parceira a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). Também são parceiros da iniciativa o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Neste ano, com o tema “O lugar onde vivo”, a competição está organizada em quatro categorias, nas quais os estudantes inscritos deverão discorrer, na forma de texto, sobre o tema proposto. Cada categoria corresponde a um gênero literário específico.

Para os alunos matriculados no 5º e 6º ano do ensino fundamental, o tema deverá ser trabalhado como “poema”. Para alunos do 7º e 8º ano, em “memórias literárias”. Os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio desenvolverão o tema por meio de “crônica”. Já os do 2º e do 3º ano do ensino médio em “artigo de opinião”.

Etapa Regional

Dos textos selecionados para a fase regional, 1 pertence ao gênero “poemas”; 1 ao gênero de “memórias literárias”; 2 ao gênero “crônica” e 1 ao gênero “artigo de opinião”.

No gênero “poema”, o estudante do 5º ano do ensino fundamental Angelo Raphael Albuquerque Ferreira, 10, matriculado na escola estadual Almirante Barroso, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-sul de Manaus, teve seu texto selecionado.

Com o poema autoral intitulado “Sovaco da Cobra”, o estudante afirmou que está muito feliz com o reconhecimento e espera conseguir avançar para as próximas fases da competição. “O poema é uma homenagem ao bairro [Bairro da União] em que moro, que é conhecido pelos moradores como ‘Sovaco da Cobra’. A ideia foi ressaltar o carinho que tenho pelo bairro e também é uma espécie de despedida, pelo fato de que com o Prosamim (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), alguns moradores serão retirados do local. Estou muito feliz por ter chegado a essa fase da competição e estou confiante nos próximos resultados”, informou o estudante.

Crônica

Com a crônica intitulada “Praça Heliodoro Balbi”, o aluno Gabriel Cruz Hayden, 15, estudante do 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Lucinda Félix de Azevedo, localizada no bairro Japiim, Zona Sul da capital, está entre os estudantes que tiveram seus textos classificados para a etapa regional da olimpíada.

Para ele, o resultado é positivo e foi alcançado graças a um trabalho de preparação feito pela sua professora. “Tive uma preparação muito boa da minha professora, que desde o início da olimpíada, nos mostrou cada passo da construção de uma crônica, o que me ajudou muito na hora de escrever o texto. A classificação é fruto desse trabalho e estou muito feliz com o resultado”, explicou o aluno.

Artigo de Opinião

Estudante do 3º ano do ensino médio, a aluna Fernanda Castro da Silva Sena, 17, também avançou para a fase regional da competição. Em seu texto “Praça 16 de Julho: De palco de lazer e cultura a palco das ilegalidades”, Fernanda descreve as mudanças percebidas ao longo do tempo em um dos principais pontos turísticos de Manacapuru.

“A Praça 16 de Julho é um dos principais pontos turísticos de Manacapuru e foi durante muito tempo um lugar bonito e conservado, em que frequentava quando criança. Com o passar dos anos, a praça foi ficando abandonada e se transformou em um local perigoso, onde o consumo de drogas, a poluição é bem evidente. Mesmo depois de reformas recentes pela Prefeitura do município, a praça perdeu muito da sua essência e foi essa crítica que busquei retratar em meu texto”, explicou Fernanda.

Na fase regional da olimpíada, a estudante conta que não esperava chegar tão longe na competição. “Quando fiz o meu texto, não imaginava que ele teria uma repercussão tão positiva, não esperava chegar tão longe na competição, mas estou muito feliz e confiante nos próximos resultados”, contou a estudante.