Estudantes da rede pública do Amazonas participam do programa ‘Parlamento Jovem Brasileiro’

Interessados em compreender de perto o processo político e sugerir propostas para melhorar a qualidade de vida da população por meio da sugestão de projetos de lei, 34 estudantes da rede pública estadual do Amazonas estão participando da etapa final do programa ‘Parlamento Jovem Brasileiro’.

Nesta semana, os 34 estudantes do Ensino Médio inscritos no programa participaram de um ciclo de formação oferecido pela Escola Legislativa da Assembléia Legislativa do Estado e apresentaram seus projetos finais para representar o Amazonas na Câmara Federal no mês de setembro.

Criando em 2004, o programa ‘Parlamento Jovem Brasileiro’ é uma realização da Câmara Federal em parceria com as Assembléias Legislativas Estaduais e as Secretarias Estaduais de Educação. O programa oferece oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.

Em 2011, as atividades nacionais do programa ocorrerão entre os dias 26 e 30 de setembro. Neste período, os 78 “jovens parlamentares” representantes de todos os estados brasileiros – e que tiveram seus projetos de lei aprovados –, participarão de atividades na Câmara Federal, em Brasília.

Nesta semana, o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, recebeu em seu gabinete, todos os 34 estudantes amazonenses inscritos na etapa final do programa e estimulou os jovens ao engajamento político. “Ingressando no Programa, os jovens podem ter um maior conhecimento da organização social e política do país e, como jovens lideranças, contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades”, destacou o secretário de Educação.

Cronograma

O principal critério para o jovem participar do programa e pleitear uma vaga em sua etapa final, em Brasília, é a apresentação de projetos de lei para apreciação da comissão coordenadora do programa.

Pelo cronograma de atividades, os 34 estudantes amazonenses devem chegar a um consenso e eleger os quatro projetos mais relevantes e melhor elaborados para encaminhar à Câmara Federal nesta sexta-feira. O projeto de lei amazonense vencedor será definido pela comissão nacional na primeira semana de agosto e habilitará seu autor a participar de atividades parlamentares em Brasília, entre os dias 26 e 30 de setembro.

Participação amazonense

Diego Pacheco, 22, estudante do 3º ano do Ensino Médio da escola estadual Ângelo Ramazotti conta que apresentou um projeto de lei para instituir o dia 28 de março como o dia da Consciência Jovem. Para ele, a maioria dos jovens tem a visão distorcida de que política está diretamente ligada à corrupção. “O projeto Escola Legislativa vem para preencher uma lacuna na formação de jovens politizados. Porque é necessário entendermos que a política está em tudo, gostando dela ou não”, destaca.

Para a Jovem Parlamentar da escola estadual senador João Bosco de Iranduba, Hingled Grosso, 17, política é sinônimo de piada para muitos jovens. “Muitos jovens estão totalmente desacreditados da política e não levam o assunto a sério. E é difícil fazê-los entender”, disse.

No projeto ‘Escola legislativa’, Hingled ressalta que passou a ter um olhar mais crítico sobre o político. “São pessoas que devemos acreditar e ter confiança, pois ele representa a vontade do povo por meio do voto. Ao mesmo tempo, devemos acompanhar cada passo deles, pois o acompanhamento é essencial”, disse.