Estudantes da rede estadual participarão do revezamento da Tocha Olímpica em Manaus

MODELO ARTE FACEBOOK

Chama olímpica será acesa nesta quinta-feira, dia 21 de abril na cidade de Olímpia na Grécia e chegará ao Brasil no dia 3 de maio. Símbolo olímpico estará em Manaus nos dias 19 e 20 de junho.

Milena Coelho Leal, 13, e Rayanna Leite da Costa, 15, ambas estudantes do 9º ano do ensino fundamental do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizada no bairro Cidade Nova, participarão do revezamento da Tocha Olímpica. O evento, que pretende mobilizar 200 pessoas na condução do símbolo olímpico ocorrerá nos dias 19 e 20 junho em Manaus.

As estudantes da rede pública estadual conquistaram o privilégio de conduzir a Tocha ao serem premiadas no concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos” promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e regionalmente coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A escola das estudantes – Ceti Marcantonio Vilaça 2 (CMPM II) – foi a instituição de ensino no Amazonas selecionada para participar do concurso. A escolha da unidade de ensino pelo MEC teve como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental (anos finais) da instituição, que registrou 6.2 em 2013.

As redações participantes do concurso foram analisadas por uma comissão de professores da escola e da Gerência de Ensino Fundamental/Anos Finais, da Seduc.  Na análise as comissões utilizaram como critérios avaliativos: a originalidade, legibilidade e o ineditismo dos textos. As redações vencedoras serão enviadas ao MEC e as informações sobre a documentação e logística de participação no revezamento da Tocha Olímpica serão coordenadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Para Milena Coelho Leal, 13, que para sua dissertação escolheu o eixo temático “Espírito Olímpico”, as olimpíadas representam superação de dificuldades e limites. “Os atletas dos jogos estão sempre buscando superar os obstáculos para melhorar cada vez mais aquilo que fazem. Quando soube que a minha redação foi uma das escolhidas dentre tantas outras, fiquei muito feliz e surpresa. Representarei com orgulho minha escola”, revelou.

Já para Rayanna Leite da Costa, 15, conduzir a tocha olímpica será uma grande responsabilidade. “O sentimento é de orgulho por ter a minha redação selecionada. Disputei com vários colegas que escrevem muito bem, o que engrandece ainda mais essa vitória. Poder conduzir a tocha na minha cidade e representando a minha escola é para mim motivo de inspiração e orgulho. Será uma grande honra” afirmou a aluna.

A solenidade de premiação das redações vencedoras aconteceu na manhã da última terça-feira (19) no próprio Ceti Marcantonio Vilaça II, reunindo todos os alunos da instituição, corpo docente, direção da escola, além de representantes da Seduc e da Coordenadoria Distrital de Educação 6.

O Concurso

Coordenado no Amazonas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o concurso de redação é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que no ensejo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, objetiva estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade, excelência e os valores paralímpicos, de determinação, coragem, igualdade e inspiração. O concurso foi promovido nos municípios brasileiros por onde passará a Tocha Olímpica.

Em Manaus, o Ceti Marcantonio Vilaça II foi selecionado pelo MEC tendo como principal critério o Ideb da unidade de ensino. O concurso foi oportunizado aos estudantes com mais de 12 anos de idade matriculados nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Segundo Lucas Oliveira, da Gerência de Ensino Fundamental II da Seduc, a consonância do concurso de redação com os jogos olímpicos é uma forma de integrar ainda mais a educação do Amazonas com os valores trazidos pelos jogos. “Os jogos olímpicos realizados no Rio de Janeiro e em Manaus são uma grande oportunidade de multiplicarmos valores educacionais e sociais visando o desenvolvimento dos jovens do Brasil. O concurso se alia a esse ideal ao permitir um momento único na vida destes estudantes”, disse.

O Ceti Marcantonio Vilaça II oferece atendimento educacional a 1.600 alunos do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e ensino médio. Localizada na Avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona norte de Manaus, a escola integra a Coordenadoria Distrital de Educação/06.

Revezamento

No Brasil, o revezamento da tocha olímpica começará no dia 3 de maio, em Brasília, estendendo-se até o dia 4 de agosto, véspera do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O revezamento percorrerá mais de 300 cidades, incluindo todas as capitais e será encerrado na cidade do Rio de Janeiro. No Amazonas, o revezamento acontecerá nos dias 19 e 20 de junho e contará com mais de 200 participantes.

Além das estudantes do Ceti Marcantonio Vilaça II, demais alunos da rede estadual devem também participar do revezamento da Tocha Olímpica em Manaus por estarem integrados a demais concursos organizados por empresas patrocinadoras do evento internacional.