Estudantes da rede estadual participam de avaliação do Pisa

Desempenho
Estudantes da rede estadual participam de avaliação internacional
Seduc fez adesão ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos e promove capacitação técnica às escolas pré-selecionadas

Disseminando a prática da avaliação como estratégia para a busca contínua de melhorias nos indicadores educacionais das escolas amazonenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) atendeu ao chamamento do Ministério da Educação (MEC) e fez a adesão ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Nesta semana, antecipando-se à aplicação das provas no Amazonas, a Seduc iniciou o acompanhamento às escolas pré-selecionadas pelo Pisa e ofereceu um ciclo de formação destinado aos seus respectivos professores.

Coordenado pela Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar cujas provas são aplicadas a cada três anos e que têm o objetivo de verificar os rendimentos estudantis, suscitando a elaboração de políticas que contribuam com o melhor desempenho escolar nos países onde ela é aplicada.

No Amazonas as avaliações do Pisa serão aplicadas entre os dias 2 e 31 de maio e serão direcionadas a cerca de 945 alunos – com idade de 15 anos – de 27 escolas públicas de Manaus e de outros dez municípios do Amazonas.

O Brasil é o 52º no ranking do Pisa e no país as avaliações são organizadas pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo aplicadas aos estudantes de 15 anos, matriculados entre o 7º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. As questões são discursivas e desenvolvidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, esta última tendo um ‘peso’ maior.

Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o Governo do Amazonas têm investido em processos avaliativos educacionais e de gestão por acreditar que estas são medidas que influenciam a busca da melhoria contínua da qualidade na educação. “Estamos atentos a todos os processos avaliativos coordenados pelo MEC e ao fomentar uma série de políticas de estímulo à obtenção de resultamos, demos um salto de qualidade e hoje já estamos entre os dez estados com o melhor Ideb da rede pública no Brasil”, apontou Gedeão Amorim.
O secretário ressalta que o tem, inclusive, uma avaliação própria de desempenho da rede escolar, como alguns outros Estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. “Desde 2008 desenvolvemos o Sistema de Avaliação de Desempenho da Educação do Amazonas (Sadeam)”, destaca.

Acompanhamento

Nesta semana a Seduc iniciou de forma mais intensa o acompanhamento às escolas pré-selecionadas pelo Pisa, realizando uma capacitação destinada aos professores de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática destas instituições.

Segundo o diretor de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Edson Melo, a formação apresentou aos educadores às matrizes referenciais da avaliação internacional e será seguida de um acompanhamento pedagógico. “Já estamos, inclusive, realizando simulados com estas escolas. Nosso objetivo é trabalhar com os professores e também diretamente com os alunos”, disse Melo.

Escolas sorteadas para aplicação do Pisa

Em Manaus – Escolas Estaduais Ernesto Penafort, Hilda Tribuzzy, Júlia Bittencort, Isaac Swerner, Liberalina Weill, Ângelo Ramazzotti, Jorge Karan Neto, Diana Pinheiro, Áurea Braga, Nathália Uchôa e Josué Cláudio de Souza. Escolas Municipais: Rodolpho Valle e Marechal Cândido Rondon. Escola Laviniense Pingo de Gente e Escola Concórdia / Ulbra.

No interior – Escolas Estaduais Maria Emília Mestrinho (Autazes), Patronato Maria Auxiliadora (Humaitá), Gilberto Mestrinho (Humaitá), Mirtes Lima (Itacoatiara), Nossa Senhora de Nazaré (Manacapuru), Regina Fernandes (Manacapuru), Senador João Bosco (Parintins), Antônio Ferreira (Tapauá) e Danilo Areosa (Novo Airão). Escola Municipal Nelson Dornelles (Presidente Figueiredo), escola Alegria de Saber (Rio Preto da Eva) e Cetam (Canutama).