Estudantes da rede estadual do Careiro da Várzea têm acesso a atendimento básico de saúde

IMG_0001

Oficinas de higiene bucal, orientação para a escovação correta, aplicação de flúor, exames oftalmológicos e vacinação foram alguns dos serviços disponibilizados no decorrer de todo o mês de outubro aos estudantes das escolas estaduais Coronel Fiúza e Tancredo de Almeida Neves, ambas localizadas no município do Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus).

Os serviços foram propiciados pelo programa Saúde na Escola que é de iniciativa do Governo Federal, viabilizado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. No Careiro da Várzea os serviços e atividades tiveram a parceria de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lucilene Batista do Vale.

A ação também beneficiou os familiares dos estudantes, que tiveram acesso a palestras diversas, dentre as quais sobre alimentação saudável, ministradas por nutricionistas.

Para a gestora da escola estadual Tancredo de Almeida Neves, professora Iolanda Migueis da Silva, os serviços beneficiaram, sobretudo, os que residem na zona rural do município. “Nossa escola fica localizada em área rural e por residirem em locais distantes da sede municipal, nossos alunos têm dificuldade para acessar alguns serviços. Pensando nisso, buscamos parcerias para contornar estas dificuldades logísticas. O programa Saúde na Escola tem esse intuito”, afirmou.

De acordo com um dos profissionais que trabalhou na ação, o enfermeiro Dênis Carvalho, que atua na UBS Lucilene Batista do Vale, o projeto é importante, pois leva orientações preventivas, além de atuar na correção de problemas identificados. “Problemas como os de visão são prejudiciais, inclusive, para o desempenho dos estudantes na escola. Com o diagnóstico realizado por profissionais pode-se dar uma resposta rápida e realizar encaminhamentos para um eventual tratamento. A ação realizada teve esse objetivo”, destacou o enfermeiro.

O programa Saúde na Escola é uma política intersetorial e foi instituído no Brasil em 2007, sendo uma estratégia de integração entre Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas. A articulação entre escolas e rede básica de saúde é uma das bases do programa.