Escola estadual Inspetora Dulcinéia Varela promove mostra em homenagem à literatura amazonense

IMG_2118

Com o tema “Valorizando a Literatura e a Cultura Amazonense” a escola estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, localizada no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus promoveu a segunda edição de sua mostra literária. Realizada anualmente, a edição 2015 da atividade educativa mobilizou aproximadamente mil estudantes.

Desenvolvida com estudantes do ensino médio a mostra literária teve como objetivo despertar os jovens para um maior interesse pela leitura de temas regionais, além de valorizar a cultura local e auxiliar a preparação dos alunos para exames de acesso ao ensino superior.

Marcada pela declamação de poemas, exposição de varal literário, apresentações musicais e dramatizações, a mostra contou com a presença de importantes nomes da literatura regional, tais como Luiz Sevalho, Walquimar Vilaça, Dori Carvalho e Celdo Braga.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Alcino Lomas, a mostra é importante para auxiliar o desenvolvimento intelectual dos alunos e estimulá-los para a valorização da literatura local. “Ampliar o conhecimento dos nossos alunos com conteúdos da literatura regional, dando ênfase à valorização da nossa cultura é a proposta desse projeto, que também auxilia os jovens no estudo de conteúdos do vestibular. É também um meio de preparar esses estudantes”, explicou o professor.

Dentre as atividades promovidas na mostra, chamaram a atenção a apresentação da paródia sobre o escritor Simão Pessoa (em ritmo de reggae); as peças teatrais “Ajuricaba”, do escritor Márcio Souza e “O Coronel” de Arthur Engrácio; e a declamação acompanhada de violão da música “Porto de Lenha”, composta Torrinho e Aldísio Filgueiras.

O gestor da escola, Ivan Batista, também ressaltou a relevância da ação escolar, destacando a contribuição das atividades para que os alunos se sensibilizem e valorizem a cultura amazonense, enfatizando que, durante as atividades, muitos estudantes surpreenderam ao revelarem talentos tanto na escrita quanto na interpretação de textos literários.

Localizada na zona norte de Manaus, a escola estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura está ligada à Coordenadoria Distrital 7 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).