Estudantes celebram o Dia Mundial da Água

IMG_7937

Com atividades temáticas e formações sócio-educativas as escolas da rede pública estadual de ensino, da capital e do interior do Amazonas, celebraram neste dia 22 de março, o Dia Mundial da Água. A data serviu para suscitar nos estudantes, mudanças de atitude visando uma maior valorização dos recursos hídricos do planeta.

Uma das unidades públicas de ensino que esteve integrada às programações coordenadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi a escola estadual Nathália Uchôa, localizada no bairro Japiim 2. Sob o incentivo da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria, aproximadamente cem estudantes da escola participaram de palestras realizadas no auditório da Universidade Luterana de Manaus (Ulbra/Concórdia).

Com o tema “A Importância da Água para os Seres Vivos”, a palestra foi ministrada pela professora doutrora Ellen Andrade, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em sua explanação, a pesquisadora falou aos jovens sobre a escassez de água potável no mundo; sobre ciclo hidrológico em escala mundial e local e indicou alternativas para uma maior preservação dos recursos hídricos.

“Neste dia, pessoas no mundo todo param para refletir sobre as ações e consequências decorrentes da maneira como utilizamos a água. A reflexão é importante, mas é fundamental que ressaltemos que todo dia é dia de preservar. A água potável é um bem fundamental e finito e sua ausência pode comprometer o bem estar de gerações futuras”, disse a pesquisadora, ressaltando que a quantidade de água potável registrada na região amazônica nos remete à uma grande responsabilidade.

Durante a formação, a pesquisadora Kelly Libório, apresentou aos estudantes os resultados de seu trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação Ambiental. Intitulado “Implantação de um ponto de coleta de óleo de fritura para destinação de reuso na Ufam”, o trabalho cita que a partir de um tratamento, o óleo utilizado para frituras alimentícias, pode vir a ser reutilizados de forma sustentável.

“A ideia de expor o projeto é demonstrar que o despejo indevido do óleo utilizado na cozinha pode acarretar em prejuízos gravíssimos ao meio ambiente. Com o tratamento devido demonstramos que ao invés de poluir rios e igarapés, o óleo pode ser coletado e reaproveitado, sem trazer danos para a natureza”, informou.

Aprendizado

Para a estudante Valdeniza Nascimento, 16, aluna do 3º ano do ensino médio da escola estadual Nathalia Uchôa, as atividades serviram para aprimorar o seu conhecimento acerca da importância da água. “Percebi com a palestra que a água é fonte de vida e que se não a preservarmos estaremos comprometendo nosso bem estar e o de gerações futuras”, disse.

Rick Stanley, 17, também estudante do 3º ano, falou da necessidade de uma nova postura, com relação ao tema, por parte da sociedade.  “A água é a matéria prima para a existência da vida. Quando poluímos os rios, os mares e outras fontes, criamos uma série de problemas que em um determinado momento virão a afetar todo organismo vivo no planeta. As pessoas precisam, portanto, pensar no uso racional da água como uma ação determinante para a existência humana” destacou.

Dia Mundial da Água

Instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é uma forma de chamar atenção para a necessidade de valorização de um dos recursos naturais mais importantes e, cada vez mais escassos, do planeta.

Neste dia, em 1992, a ONU divulgou um documento, intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.