Estudante de Tefé representará o Amazonas na Câmara Federal

O estudante Marcelo Brendew Souza de Oliveira, 18, do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho do município de Tefé, foi o amazonense selecionado para participar do Programa Jovem Parlamentar, que será realizado no período de 22 a 26 de novembro na Câmara dos Deputados em Brasília, (DF).

Realizado anualmente, o Programa tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático, permitindo aos participantes uma jornada parlamentar na Câmara Federal.

Nas programações no Congresso Nacional, o estudante Marcelo de Oliveira defenderá um projeto de lei que visa incluir na grade dos cursos profissionalizantes e técnicos, o curso de Legislação Trabalhista. “É emocionante saber que irei representar o Amazonas”, revela o jovem.

Segundo Marcelo, sua expectativa para apresentação deste projeto são as melhores possíveis. “Estou estudando muito e me preparando de todas as formas para defender este projeto, o qual me deu a possibilidade de concorrer no Programa”, comentou o jovem, destacando o apoio de sua professora Alexandra e Antônio Menezes.

Em Brasília, após a apresentação e defesa em plenária, os projetos dos “jovens parlamentares” serão escolhidos por meio de votos e indicados à mesa diretora que preside a sessão. Na plenária, acontecem debates e discussões, onde cada parlamentar jovem demonstra ter conhecimento da Constituição que este defende.

Critérios

Para participar do Parlamento Jovem os estudantes devem ter idades entre 16 e 22 anos e estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Além disso, os projetos a serem apresentados devem abordar um dos seguintes temas: Agricultura, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Economia, Emprego, Defesa do Consumidor, Educação, Cultura, Esporte ou Turismo.