Estudante da rede estadual em Codajás é classificado para etapa nacional do Programa Jovens Embaixadores 2022

WhatsApp Image 2022-04-01 at 10.20.11

Iniciativa promove intercâmbio entre brasileiros e americanos

O jovem Carlos Henrick Cavalcante Gomes, de 17 anos, da Escola Estadual (EE) Indigena Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho, localizada no município de Codajás, foi classificado para a etapa nacional do Programa Jovens Embaixadores 2022. O estudante da Secretaria de Educação tem o sonho de realizar o intercâmbio e segue em preparação para a próxima etapa do programa, que será realizada dia 8 de abril.

A 240 quilômetros de Manaus, o aluno realizou a primeira etapa, uma prova escrita, de forma virtual, e seguirá para as etapas oral e visitação para dar continuidade ao programa. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos, no Brasil, que promove um intercâmbio entre brasileiros e americanos, com atividades e oficinas sobre liderança, cultura, comunicação e cidadania digital, entre outros.

O estudante diz que é bem difícil todos os processos, mas que está muito ansioso com tudo. Ele comenta como essa é uma oportunidade única na vida. 

“Eu gostaria muito de participar do programa, com o intercâmbio eu poderei ver outras realidades, poderei expandir meus horizontes e conhecer pessoas de todo o país e de outro. Além disso, com o programa eu poderei evoluir meus projetos por meio da iniciativa social que há no fim do intercâmbio”, comentou Carlos.

A técnica de assuntos educacionais, da gerência de Ensino Médio (GEM), do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Seduc, Bruna Freitas, fala da expectativa da equipe em vista do candidato.

“Estamos muito felizes com o resultado, sabemos que uma experiência como esta agrega muito. Com o intercâmbio ele poderá desenvolver suas habilidades e autonomia, então esperamos mesmo que dê tudo certo e ele consiga alcançar mais essa conquista”, reiterou a técnica. 

Requisitos – Os selecionados devem ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos; pouca ou nenhuma experiência no exterior e consequentemente, jamais ter viajado aos Estados Unidos. É necessário ter boa fluência oral e escrita em inglês e ser aluno do Ensino Médio na rede pública de ensino, com excelente desempenho escolar. O aluno precisa ter perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo e assim possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade, além de comprovar que realiza, há 12 meses, atividades de responsabilidade social e voluntária.

Intercâmbio – O intercâmbio é de três semanas nos Estados Unidos, com visitações divididas em três etapas: ida a Washington, D.C. para oficinas sobre justiça social, voluntariado e liderança, visita a pontos turísticos e encontros com autoridades do governo norte-americano. 

No estado-anfitrião, os alunos selecionados terão hospedagem em casas de famílias, atividades em escolas regulares de ensino. E por último, apresentações sobre o Brasil, atividades de voluntariado, desenvolvimento do projeto sobre justiça social e voluntariado e atividades de lazer.

Foto: Arquivo Pessoal