‘Esse projeto conseguiu resgatar vidas que estavam à margem da sociedade’

WhatsApp Image 2017-12-13 at 14.43.57

Aos 35 anos, o professor Elton das Neves Gonzaga, natural da cidade do Pará, há dois anos vem ministrando a disciplina de Língua Portuguesa e Arte na Escola Estadual Solon de Lucena, na Zona Centro-Sul de Manaus, dando resultados exemplares e que tem dado o que falar na rede estadual de educação.

O paraense, que há cinco anos mora em Manaus, mostrou para que veio. E com certeza foi para fazer mudanças e transformar vidas de alunos-artistas dentro da escola.  Pensando desta forma, o professor percebeu que o índice de evasão escolar entre 2015 e 2016 tornou-se preocupante, então sentiu a necessidade de criar algo diferente para seus alunos, tornando a possibilidade de dar oportunidades aos alunos que estavam totalmente desinteressados nos estudos e tentar torná-los ativos, ao ponto de fazer com que eles permanecessem na escola. Pensando assim, o professor procurou alunos que gostavam de cantar, mas que não tinham a chance de fazer apresentações culturais.

Com experiência em Coordenação de Atividades Culturais, o professor Elton teve a iniciativa de iniciar o Projeto “Música na Escola”, que acabou originando o coral “Musikarte”, ocupando atualmente as dependências da Escola Estadual Solon de Lucena. O projeto foi idealizado a partir da necessidade de envolver os jovens com a cultura do País, e dá direcionamento profissional àqueles que têm aptidão para desempenhar atividades artísticas tecnológicas, de forma direta ou transversalmente relacionada com música.

O projeto conta com a participação de 30 alunos, incluindo instrumentistas. Hoje, o coral já fez mais de 40 apresentações na capital, e uma no município de Iranduba. A música fez com que os alunos se tornassem mais assíduos, participativos em sala de aula e mais atenciosos, além das notas terem melhorado em todas as disciplinas. A música realmente vem fazendo uma boa ação dentro da escola. “Esse projeto conseguiu resgatar vidas que estavam à margem da sociedade. Os alunos ficaram mais dinâmicos durante a convivência no ambiente escolar, não só na disciplina de Língua e Arte, como nas demais disciplinas. Nossa perspectiva é fazer com que o discente tenha uma leitura de mundo mais apurada, e senso crítico, sob uma visão política democrática, ou seja, a sensibilidade crítica do aluno em opinar sobre determinado tema. Pois a música desenvolve o equilíbrio emocional, comportamental, estimulando o cognitivo, a intelectualidade, em sua relação corpo e mente”, explica o professor Elton das Neves.

Ao longo do projeto, os professores perceberam as mudanças de comportamento dos alunos, tanto nas salas de aula quanto em família. Os pais também têm acompanhado e notado essa mudança de comportamento dos filhos na escola e o reflexo dessa mudança em casa.

Com a iniciativa desse projeto, a escola vem despertando outras ações, como de dança, projetos de pesquisas nas áreas biológicas, geográficas e de leitura. Sempre com o mesmo objetivo, o de trazer os alunos para escola e tira-los da zona de conforto e transformá-los em pessoas melhores para a sociedade.