Escolas indígenas do Amazonas terão acesso a material pedagógico multilíngue
Materiais serão elaborados respeitando as especificidades das etnias e serão produzidos a partir de formação técnica realizada nesta semana pela Seduc em Manaus.
Com o objetivo de fortalecer a educação escolar indígena em vigor hoje no Amazonas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta semana uma formação capacitando profissionais da educação para a elaboração futura de material didático específico para ser disponibilizado para escolas indígenas no estado.
Realizada no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan/Seduc), bairro Japiim 2, em Manaus, a formação teve por objetivo habilitar profissionais para elaboração de materiais pedagógicos os quais serão formulados respeitando as especificidades das etnias, de modo a atender aos anseios dos povos da região, resguardando as tradições e o modo de ser indígena.
Sob a orientação da doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marília Lopes da Costa Facó Soares, a formação foi iniciada no último dia 22 e nela foram discutidas metodologias para elaboração de materiais didáticos específicos e abrangeu: relatos de experiências pedagógicas no segmento de educação escolar indígena, realização de oficinas pedagógicas e propostas de elaboração de materiais didático-pedagógicos específicos por componente curricular.
“Este trabalho de discussão metodológica envolvendo professores, em antecipação à elaboração de materiais didáticos, é de extrema importância. Com ele tentamos evidenciar aspectos de grande relevância da cultura indígena para nortear, no futuro, a composição de tais materiais”, disse a doutora Marília Soares, cuja tese de doutorado trata sobre a Língua Tikuna.
Para a professora da Seduc, Mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia, e indígena da etnia Tukano, Otacília Lemos Barreto, a formação realizada contribuiu para que os professores participantes observassem com maior critério aspectos da cultura indígena. “Hoje, as escolas estaduais indígenas possuem matriz curricular própria e propostas pedagógicas baseadas no que cada escola, povo e etnia necessitam, preservando suas tradições e cultura. Nesse sentido,
no processo de elaboração dos materiais didáticos que se pretende encaminhar para as escolas”, citou.
Tendo como um dos focos de atuação no segmento da educação escolar indígena a formação de professores de redes municipais por meio do projeto Pirayawara, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também oferece atendimento escolar indígena no interior do Amazonas, com escolas em aldeias e registrando aproximadamente 7,5 mil alunos matriculados.