Escolas estaduais do Careiro Castanho registram avanço no Ideb

Mostra de Gestão (Careiro Castanho)_01

Responsável pelo assessoramento administrativo e pedagógico de quatro escolas e 2.903 alunos, a Coordenadoria Regional de Educação de Careiro Castanho aposta na formação contínua de professores para manter o nível de rendimento escolar no município.

No último dia 15 de julho, a coordenadoria realizou sua 4ª Mostra de Gestão, onde socializou com a comunidade daquele município os resultados educacionais obtidos pelas quatro unidades de ensino ao longo do ano de 2012.

Segundo a coordenadora regional, Pedrina Maria Brito dos Anjos, as escolas estaduais no município têm apresentado bons resultados em avaliações estaduais e federais. O que aumenta a responsabilidade da coordenadoria em criar meios que garantam às unidades de ensino condições para manter e até melhorar os índices.

“As escolas estão bem. Estão num bom patamar. Saímos de um rendimento geral no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2,5 para 3,9”, comemora Pedrina. O Ideb foi criado pelo Ministério da Educação e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado).

Para a coordenadora, o cuidado em melhorar a formação dos professores e a identificação das dificuldades de cada escola são ações que podem contribuir para a manutenção do bom desempenho da coordenadoria.

“A coordenadoria tem trabalhado com formações, principalmente no sentido de focar nos descritores de cada disciplina, a matriz de referência, com planos de intervenção pedagógica, para ver onde as escolas estão mais deficitárias e podermos atuar”, explica Pedrina.

Durante o evento, escolas apresentaram números culturais.

Pedrina disse que as escolas sabem que têm potencial para chegar mais longe. Por isso, a meta para 2013 é superar os resultados alcançados no ano passado. “Queremos elevar o índice de aprendizagem. Nosso desejo e de todos aqui é que isso aconteça. E faremos isso através de ações de formação, caminhadas, debatendo temas importantes, visitando as escolas periodicamente. Precisamos estar juntos, criando um vínculo com a escola, para promover uma interatividade entre as escolas”, disse a coordenadora.

Para permitir a troca de experiências entre os professores e mobilizá-los em torno da discussão de temas relevantes para o desempenho educacional das escolas, a coordenadoria criou o programa “Café Pedagógico”.

De acordo com Pedrina, o encontro entre os professores ocorre a cada 15 dias. “A ideia é promover a interação entre os professores, sociabilidade e a troca de experiências. A cada encontro, reunimos todas as escolas, escolhemos um tema e debatemos sobre rendimento, planejamento e avaliações”, explica a coordenadora.

A Coordenadoria Regional de Educação do Careiro Castanho foi criada no dia 5 de julho de 2005, e é responsável por quatro escolas: Marçal Machado Girão, Pedro dos Santos, Thomé Ferreira Santiago e Senador Fábio Lucena.

Premiada

A escola estadual Marçal Machado Girão é detentora do título “Escola de Valor”, do Governo do Estado do Amazonas. Pelo bom desempenho no Ideb de 2011 (nota 6,2 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais do ensino fundamental), a escola ganhou um prêmio financeiro no valor de R$ 100 mil.

O prêmio “Escola de Valor” é concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão. O prêmio financeiro é investido pelas unidades de ensino no aprimoramento dos serviços prestados à população.

Em número

– 2.903 alunos estão matriculados nas quatro escolas da Coordenadoria Regional de Educação do Careiro Castanho.

– 297 servidores trabalham nas quatro unidades de ensino do Governo do Estado do Amazonas no município do Careiro Castanho.